maio 01, 2018

Finanças | 5 Hábitos para uma vida financeira feliz

 
 
 
Para que o futuro seja risonho, financeiramente falando, é fundamental criar uma boa rotina de organização financeira. Sendo que, é fundamental criar hábitos inteligentes para começar a cuidar da vida financeira desde tenra idade. Se, a sua vida financeira não tem sido a mais feliz. E pretende melhorar a forma como gere as suas finanças. Então este artigo é para si.
 
Lucrar com o seu conhecimento. A forma mais fácil de aumentar o valor do seu orçamento é lucrar com os temas sobre os quais tem bons conhecimentos. Se tem um gosto especial e uma apetência natural para determinado assunto ou tema procure diferentes formas de lucrar com esses conhecimentos e aumentar o valor que tem disponível mensalmente. Tornar o eu hobby numa fonte de rendimento pode fazer milagres pela sua vida financeira.
 
→ Respeitar o orçamento mensal. É o hábito mais importante para uma vida financeira feliz. Se o objetivo é não panicar sempre que se pensa em criar o orçamento mensal ou sempre que analisa a sua conta ordenado. Então é imprescindível que respeite SEMPRE o seu orçamento mensal. Só assim conseguirá apagar todos os fogos e garantir que todos os meses lhe sobra orçamento em vez de sobrar mês.
 
→ Abrir uma conta poupança. Se ainda não tem uma conta poupança está na hora de a abrir. Caso o orçamento não seja elevado opte por uma conta cujo valor de abertura seja baixo e cujos aumentos sejam, também eles, baixos. De grão a grão... A verdade é que o mais difícil é mesmo começar. E se a opção é começar com pouco. Então que seja!
 
→ Poupar. Poupar. Poupar. No dia em que o seu ordenado entra na conta junte o valor que sobrou no mês anterior e guarde-o. Seja num mealheiro. Seja para aumentar a sua conta poupança. O importante é fazer um esforço diário para chegar ao final do mês e, mesmo assim, conseguir ter um valor para aumentar a conta poupança.
 
→ Não usar cartão de crédito. É toda uma liberdade que muitas pessoas hoje em dia optam por não ter. Sim, não ter cartão de crédito é uma forma de liberdade. Lembre-se que usar cartão de crédito é usar dinheiro que não tem e criar dívidas que, provavelmente, não pode pagar. O melhor que pode fazer pela sua vida financeira é não usar (nem ter!) cartão de crédito. Acredite!


2 comentários:

  1. Aplico desde o inicio do ano o seu item "poupar. Poupar. Poupar", pouco sempre um montante fixo ao inicio do mês (quando recebo a minha renumeração mensal) e vivo o mês de modo a que no fim consiga sempre juntar + qq coisinha :) tem resultado.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita/comentário!