maio 15, 2018

Carreira | 5 Estratégias para melhorar o seu negócio

 
 
O empreendedorismo é o futuro. Não há volta a dar. São inúmeros os negócios que surgem diariamente. E são poucos os que se mantêm ativos. Porque, sejamos sinceras, não é um mundo fácil. Nada nos cai no colo. E se não existir resiliência, persistência e muita paixão. Dificilmente o projeto terá pernas para andar. No entanto, existem algumas estratégias que podemos usar a nosso favor. Na hora de melhorar o nosso negócio. A saber:
  1. Investir pessoalmente em si e no seu negócio. É a estratégia fundamental para se ser bem sucedido. Acima de tudo é imprescindível investir em si. Seja na criação de uma imagem e estilo que reflitam a sua personalidade. Seja investir diariamente para se tornar na sua melhor versão.  Seja investir para melhorar enquanto profissional. O fundamental é que invista diariamente em si e no seu negócio. Cuide de si interior e exteriormente. Leia, estude e aprenda novas ferramentas diariamente. Só assim o seu negócio chegará onde pretende. O meu caso é um excelente exemplo de como é importante investir em si. O ano da criação da Lima Limão e os seguintes foram duros a nível pessoal. E a verdade é que a falta de resultados levou a que o investimento na minha pessoa fosse ficando para segundo plano. O que apenas resultou em mais dificuldade em concretizar e obter resultados. Até ao dia em que recomecei a investir em mim e, ainda mais, na Lima Limão. E a motivação foi crescendo ainda mais e a concretização foi ficando mais fácil de atingir. Algo que se tornou bastante possível quando deixei de oferecer os meus serviços de forma gratuita, por exemplo. É certo que sempre que o fiz, fi-lo apenas para dar a conhecer o meu trabalho. No entanto, com o passar do tempo fui percebendo que as pessoas não valorizam o que é dado de forma gratuita e sem esperar nada em troca. Toda a gente gosta de ser paga pelo trabalho que realiza e ser valorizada por tal. No entanto, existe por aí muito gente que não age dessa forma quando se trata dos outros. Ora, se eu pago pelo trabalho dos outros. Porque raio não hei-de receber pelo meu!? Esta pequena mudança a par de um ainda maior investimento em mim e na Lima Limão permitiram que comece a ser vista como realmente sou e como boa profissional que sou.
  2. Ter em conta que não se trata de si mas do seu cliente. Muitas pessoas ao criarem um novo negócio apenas se têm a si em consideração. O que está totalmente errado. A criação de um novo negócio visa, sobretudo, ter em consideração o seu cliente e as necessidades que ele procura satisfazer. Sempre. Impreterivelmente. A Lima Limão surgiu pela minha paixão pela moda e beleza. Mas, acima de tudo, pela minha vontade de ajudar quem pretende melhorar a sua imagem e estilo pessoais e não possui todas as ferramentas para tal. Desde o primeiro momento que tenho muito presente o facto de que a Lima Limão existe para suprir as necessidades das minhas clientes. Daí ser tão importante para mim que todos os meus serviços sejam personalizados às necessidades de cada uma.
  3. Satisfazer uma necessidade. Para se certificar de que o seu negócio é bem sucedido é fundamental que este seja concebido a fim de suprir uma necessidade. Tem de se certificar de que os serviços e/ou produtos que está a disponibilizar vão satisfazer as necessidades dos seus clientes. Se assim não for, o futuro do seu negócio não será muito risonho.
  4. Construir uma marca e não um negócio. Aquando da criação do seu negócio deve focar-se na criação daquela que será a sua marca. Seja através da sua imagem e estilo pessoal. Seja através da forma como comunica com o seu público e clientes. Seja através da forma como comunica os seus serviços. É importante que os seus clientes a conheçam e a distingam enquanto marca no meio de uma multidão. A Lima Limão há muito que se tornou na minha marca pessoal. Até porque foi através da Lima Limão que fui saindo da minha zona de conforto. E me vou dando a conhecer enquanto pessoa a quem me acompanha. Se considerarmos o simples facto de detestar ser o centro das atenções e não ter qualquer à vontade à frente das câmaras (e fotogenia, diga-se de passagem!) e mesmo assim optar por criar um canal de Youtube e partilhar fotografias com os coordenados que uso diariamente. É de louvar, acreditem.
  5. Acreditar, Planear e Executar. É uma estratégia muito importante na hora de melhorar o seu negócio. É fundamental acreditar na sua ideia de negócio. Planear as tarefas necessárias para a comunicar e dar a conhecer. E, acima de tudo, executar. Executar. Executar. A prática leva à perfeição. E é através da ação que vamos melhorando e aprimorando as nossas técnicas e o nosso negócio. Sempre tive muito presente o que pretendo conquistar com a  Lima Limão. E não é a fama ou o reconhecimento pessoal. É, isso sim, o reconhecimento enquanto boa profissional que sou. E o orgulho de saber que ajudei alguém a sentir-se melhor com a sua imagem pessoal. Para mim é o suficiente. No entanto, com cada cliente nova surgem novas ideias de abordagem, pequenas alterações que se mostram benéficas e novas estratégias para melhor me comunicar enquanto profissional de Consultoria de Imagem.

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