maio 10, 2018

Bem-Estar | 7 Dicas para melhorar o sono naturalmente




→ Estabelecer um horário de sono. A melhor estratégia para melhorar o sono. Da vida. A verdade é que estabelecer um horário de sono vai permitir que o organismo se adapte gradualmente a desligar a uma determinada hora. E voltar à ação a partir de outra. Se é durante o sono que o nosso organismo se regenera e muitos dos processos orgânicos de cura acontecem. Então, é fundamental habituar o organismo a seguir um determinado horário de sono. De forma a que a nossa energia seja renovada a cada noite. A melhor forma de conseguir aplicar esta dica é ir dormir e acordar diariamente no mesmo horário. Pode demorar algum tempo até conseguir mas rapidamente sentirá os benefícios. Eu já não dispenso ir dormir cerca das 22h30 e acordar perto das 8h. É mesmo o horário ideal para garantir que o meu sono é de qualidade.
 
→ Dormir num ambiente escuro. Durante anos o meu sono acontecia com algumas frestas dos estores do quarto abertas. Até ao momento em que me vi obrigada a fechar completamente os estores, sob pena de acordar demasiado cedo e não conseguir voltar a pregar olho. A verdade é que o nosso organismo precisa de escuridão total para produzir melatonina, também conhecida como hormona do sono. E rapidamente comprovei que quanto mais escuro se encontrava o quarto mais facilmente adormecia e melhor qualidade tinha o meu sono. E agora, sempre que tenho que dormir em algum quarto que não permita fechar totalmente os estores noto que o meu sono não é tão profundo e o organismo não descansa como o habitual.
 
→ Não usar tecnologia antes de ir dormir. Pode parecer ridículo mas o simples fato de nos atualizarmos nas redes sociais quando estamos prestes a adormecer é o suficiente para quebrar o nosso ciclo de sono e, muitas vezes, ter o efeito de nos despertar. Na grande maioria das vezes pelos piores motivos. Isto porque basta vermos algo que não queremos para que o efeito seja ficarmos a ruminar no assunto além da conta e quando damos por ela as horas estão a passar e dormir é que não...Desde que, há alguns meses, deixei de levar o telemóvel para o quarto que não tenho esse problema. Aliás, quase todas as noites opto por me desconectar horas antes de ir dormir. O meu sono agradece.
 
→ Manter o quarto bem arejado. Para que o nosso sono seja o melhor possível é importante diariamente arejar muito bem o quarto e renovar o ar que por ali circula. Afinal, passamos um bom par de horas no mesmo local. Muitas vezes a respirar constantemente o mesmo ar. Nomeadamente se dormirmos com a porta do quarto fechada. É por isso que há muitos anos que, diariamente, faça chuva, sol, frio ou calor opto por arejar o quarto e a casa por pelo menos uma boa hora. É o suficiente para se, por qualquer motivo não puder sair de casa não me sentir claustrofóbica.
 
→ Praticar exercício físico. Principalmente se for ao final do dia permite dormir uma noite mais descansada. Isto acontece porque o exercício físico tem o dom de relaxar e acalmar uma pessoa. Tudo o que se precisa para entrar no mood de descanso. Durante o meu percurso escolar sempre tive alguma dificuldade com as aulas de educação física a meio da manhã precisamente por esse motivo. Era raro o dia em que não ficava super sonolenta após a aula. Hoje em dia isso já não acontece mas sempre que realizo algum exercício mais puxado tenho uma noite de sono ainda mais descansada e eficaz.
 
→ Não comer antes de dormir. Nomeadamente se se tratar de alimentos doces. Aqui, o objetivo é descansar o corpo e não despertá-lo. Logo, é fundamental ir dormir com a digestão do jantar praticamente concluída a fim de que seja mais fácil adormecer e não ter um sono com muitos despertares noturnos. Assim como, não é muito aconselhável fazer do seu jantar uma refeição muito pesada que apenas vai exigir mais esforço do seu organismo para a digerir. O que vai dificultar o processo de adormecer.
 
→ Beber uma infusão calmante. Se não consegue ir dormir sem aconchegar o estômago. Ou se tem uma particular dificuldade em preparar o organismo para relaxar e adormecer. Uma boa opção é beber uma infusão calmante. Isto porque existem muitas plantas com propriedades calmantes, relaxantes e até soporíferas. Além de que, ao beber uma infusão quente, o organismo recebe a mensagem de que está na hora de acalmar e relaxar. Apenas terá que se certificar de que a infusão não contém cafeína para não ter o efeito contrário e estimular o organismo.

4 comentários:

  1. Ando mesmo a precisar de dormir melhor, vou por algumas referencias em prática :)

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    1. Eu utilizo todas e garanto que funcionam. Se bem que o truque está na consistência! ;)
      Beijinho

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  2. Olha eu agora ando a dormir muito melhor, mas houve aí umas alturas, meu Deus!

    Beijocas

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    1. Todas temos os nossos dias, ou melhor as nossas noites! :)
      O importante é ir escutando o nosso corpo e alterando hábitos que apenas nos irão beneficiar! :)
      Beijinho

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