maio 03, 2018

Bem-Estar | 5 Hábitos matinais saudáveis a adotar diariamente


 
  1. Não pegar no telemóvel imediatamente após acordar. Numa era tão digital e em que a presença online deve ser notada é difícil não estar constantemente a olhar/pegar no telemóvel para saber quais foras as últimas publicações dos perfis que vamos seguindo. Nomeadamente após acordar. Visto que, à partida, estivemos um bom par de horas sem saber o que se passa no mundo digital. No entanto, se pensarmos bem este hábito não é de todo saudável. Isto porque ter o reflexo de pegar imediatamente no telemóvel é o barómetro para, muitas pessoas, de como o dia vai correr. Ou seja, se gostarem do que viram. O dia será promissor. Se não, o dia terá tudo a seu favor para ser um autêntico desastre. Porque, verdade seja dita, basta vermos uma publicação que não gostamos ou não estamos à espera para a ansiedade disparar para valores pouco recomendáveis e o bom humor ir pelo cano abaixo. Eu, como qualquer outro mortal, tinha este péssimo hábito. Até ao dia em que decidi não levar o telemóvel comigo para o quarto antes de ir dormir. E não me atualizar nas redes sociais sem pelo menos antes ter tomado o pequeno-almoço. Pode parecer ridículo mas é uma pequena mudança que pode fazer maravilhas.
  2. Começar devagar. Cá por casa sou conhecida por demorar algum tempo para me preparar. Mas a verdade é que detesto andar a correr de um lado para o outro. Prefiro mil vezes acordar com tempo e fazer tudo com calma. Não tenho qualquer problema em acordar uma hora mais cedo se for necessário a fim de me certificar de que estou pronta no horário certo. E, atenção, só me atraso a chegar a algum compromisso se não o conseguir evitar de forma alguma. Como não gosto de esperar, não gosto de fazer esperar. Assim sendo, gosto de acordar sem despertador e fazer toda a minha rotina matinal com calma e mantendo o foco no presente. Afinal, a única certeza que temos é o agora. É um pequeno hábito que faz toda a diferença na forma como o dia se desenvolve.
  3. Beber água. Não é novidade para ninguém que há alguns anos que o meu dia começa com um bom copo de água morna com sumo de limão. É um ritual que sigo durante 3 semanas seguidas. Sendo que, na quarta semana do mês, opto por apenas beber água morna. A verdade é que passamos um bom par de horas sem nos hidratarmos. Pelo que, antes de atacarmos o pequeno-almoço é importante repor a hidratação que o nosso corpo perdeu durante o sono. Além de que permite preparar o organismo para uma boa digestão ao longo do dia e é uma boa forma de desintoxicar o organismo de forma natural. É um hábito simples que vai melhorar imenso a vossa saúde.
  4. Tomar um bom pequeno-almoço. Por algum motivo é a refeição mais importante do dia. Afinal, é aquela que vai quebrar o jejum do corpo durante o sono. Logo, é importante ingerir alimentos que vos permitam estar alerta e sentir satisfeitos por algumas horas de forma a conseguirem enfrentar todos os desafios do dia de uma forma mais eficaz. Este é o hábito mais difícil de implementar para grande maioria da população. Eu, felizmente, nunca tive esse problema visto ser incapaz de sair de casa sem tomar o pequeno-almoço. Sejam que horas forem. Não imaginam o drama que é sempre que preciso fazer alguma colheita de sangue. É muita fome junta...
  5. Rever as tarefas do dia. De forma a manter-me organizada e não me sentir assoberbada com as tarefas desse dia gosto de, depois da minha rotina matinal, parar e olhar para agenda a fim de estabelecer qual a tarefa a realizar primeiro e como posso organizar o meu dia de forma que consiga ser produtiva e chegar ao final do dia com tudo o que estava programado concretizado.  É um hábito que ainda estou a trabalhar e que sempre que o realizo noto uma grande diferença na forma como o dia se desenvolve. Além de contribuir bastante para reduzir os meus níveis de ansiedade.

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