maio 18, 2018

Beleza | Rotina de Pele 2018

 
 
 
Conseguir uma pele saudável é algo por que luto desde a minha adolescência. Verdade seja dita, despertei um pouco tarde para os cuidados com a pele. Por falta de vontade. Por falta de incentivo.  Enfim, não é muito importante imputar as culpas. É um facto. E contra factos não há argumentos. Ora, ter despertado tarde para os cuidados que a minha pele merece só podia ter um resultado. A sua situação agravar-se cada vez mais. Ao ponto de dizer chega. E decidir exterminar (de vez!) as imperfeições e a tendência para o acne tão característica da minha pele. Talvez por ter sido o ano em que decidi, realmente, melhorar a minha imagem. Ou talvez por estar farta de ter uma pele de adolescente. (É fantástico parecer mais nova do que sou mas dispenso esta particularidade!) Decidi, então, que vou tornar a minha pele saudável. De uma vez por todas.
Ao analisar racionalmente a minha pele e os cuidados que tenho com ela posso concluir que:
  1. A alimentação exerce uma grande influência na saúde da minha pele. Há determinados alimentos que despoletam imperfeições e que já comecei a evitar. São eles: o açúcar, o glúten, o chocolate e a lactose. Não quero com isto dizer que vou deixar de ingerir este tipo de alimentos. Estou, isso sim, a reduzir o seu consumo e a optar por alternativas mais saudáveis.
  2. Estar constantemente a alterar os produtos que uso não é benéfico para mim. Assim sendo, fica aqui o meu compromisso em como, até ao final do ano, apenas me vou cingir aos produtos da imagem para cuidar e mimar a minha pele. Estudos afirmam que, para se verem reais efeitos dos produtos, é necessária a utilização de 3 embalagens. Ora, eu fico sempre a léguas de conseguir tal feito. Cortesia de gostar de testar e experimentar todos os produtos e mais um par de botas. E já vai sendo tempo de alterar este (mau) hábito.
  3. Ter o hábito de tocar muitas vezes no rosto é fatal para a minha pele. E mudar este hábito tem sido relativamente difícil. No entanto, tenho vindo a trabalhar para o erradicar. E para me obrigar a mudar comprometi-me aqui a deixar este hábito de lado. Não tem sido fácil mas estou gradualmente a melhorar.
  4. Usar produtos naturais ou de farmácia tem o mesmo efeito na minha pele. Sendo que se a coisa tiver de correr bem vai correr. Se não, não vai correr. Pelo que decidi manter a minha opção de usar produtos naturais. Foi um hábito iniciado há uns anos e que me tem deixado bastante satisfeita. Seja por estar a usar produtos mais naturais para cuidar a minha pele. Seja por estar a diminuir a minha pegada ecológica. Seja por estar a afirmar a minha posição relativamente aos testes de produtos em animais.
  5. Controlar os meus níveis de ansiedade é muito benéfico para a minha pele. O stress é um grande inimigo da minha pele pelo que estar constantemente a trabalhar para o controlar. Bem como estar a trabalhar para reduzir naturalmente a minha ansiedade tem-se mostrado muito favorável para a minha pele.
 
E qual é, então a minha rotina de pele para 2018?
Contrariamente ao que tenho vindo a praticar nos últimos meses. A aposta recai em manter uma rotina de limpeza da pele realmente eficaz. Nomeadamente, certificar-me de que no final da rotina a minha pele se encontra o mais limpa possível. Assim sendo, e como não poderia deixar de ser, a minha rotina de pele vai incidir em 3 passos. Limpeza, tonificação e hidratação. Sendo que, o número de produtos a utilizar aumentou.
 
LIMPEZA
Aqui vai recair o maior cuidado de todos. O objetivo é certificar-me que a minha pele fica mesmo realmente limpa. Assim sendo, e contrariamente ao que vinha a acontecer, serão introduzidos mais produtos. Nomeadamente, a água micelar. Produto estrela para quem é fã da chamada limpeza dupla. Ou seja, o primeiro passo da limpeza é feito com a água micelar e o segundo com o gel de limpeza. Eu apenas estava a usar o gel mas comecei a notar que nem sempre a pele ficava tão limpa como esperava. E então passei, também eu, a dedicar-me à limpeza dupla da pele. E a verdade é que as diferenças são notórias.
 
TONIFICAÇÃO
Este passo foi eliminado da minha rotina há imenso tempo. Porque não estava a ver grandes diferenças. No entanto, a verdade é que usar um tónico permite retirar quaisquer vestígios de produtos que não saíram durante a lavagem. Talvez por isso é que comecei a notar que a minha pele não estava tão limpa como desejava. É mais um passo na minha rotina mas foi uma boa decisão. Afinal, é um meio para um determinado fim. No entanto, há que salientar que a água micelar vai funcionar como tónico. Assim evito comprar mais um produto e tornar a rotina de pele mais dispendiosa e com um número elevado de produtos.
 

 
HIDRATAÇÃO
Felizmente a minha pele não peca por falta de hidratação. Seja interior e/ou exterior. No entanto, e para não aumentar ainda mais o número de produtos em utilização. A opção recaiu num hidratante que pode ser utilizado de manhã e à noite. É verdade que gosto de cuidar de mim e o tempo que invisto em cuidar da minha pele, para mim é precioso. Mas se começar a usar um número sem fim de produtos. Rapidamente me desleixo e não é esse o objetivo.
 
 
 
EXFOLIAÇÃO
É um passo fundamental para combater o surgimento de novas imperfeições. E uniformizar o meu tom de pele. Ter facilidade em ficar com manchas na pele só podia ter mau resultado. Este passo é sempre realizado no banho uma vez que o vapor e a água quente ajudam a abrir os poros para um melhor resultado.
 
 
Adeus imperfeições. Até nunca mais.


4 comentários:

  1. Eu bem devia ter uma rotina, pelo menos ter mais cuidado... mas qual quê...
    Já melhorei um bocado, mas ainda há um longo caminho, oh se há..

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha pele melhorou bastante desde que criei uma rotina de cuidados! ;)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Por acaso nunca experimentei nada dessa marca! Fiquei curiosa!
    beijinhos
    A Princesa

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita/comentário!