abril 16, 2018

Guest Blogging | O artesanato e a definição do nosso estilo

 
Antes de mais nada convém referir que não sou nenhum guru da moda (nem pretendo ser!). Aqui apenas vou partilhar a forma como eu entendo que incorporar o artesanato nos pode ajudar a definir o nosso estilo. A criar a nossa imagem/marca pessoal. O nosso estilo, a nossa imagem pessoal deve ser, antes de tudo, o nosso reflexo. Uma forma de nós comunicarmos com o mundo e com os outros. Deve refletir a nossa personalidade. E isso muitas vezes é um processo muito difícil e moroso (eu sei bem o que isso é!!).
Tudo isto é ainda mais complicado na sociedade atual em que vivemos. Onde apenas vemos cópias. Afinal, a Zara é a maior “patrocinadora” dos outfits de hoje em dia. Lembro-me de ser garota e na escola termos o grupo dos betinhos, o grupo dos metaleiros, os dreads, as princesinhas…enfim, a massa escolar era um sem número de estilos bem distintos e que acabavam por criar uma massa diversificada.
Hoje em dia, uma rápida olhadela para um recreio de uma qualquer escola, e temos cópias uns dos outros. Se a Maria tem aquela camisola que acabou de chegar à Zara, TODAS as colegas no dia seguinte surgem com uma camisola igual. Mas no mundo dos adultos acontece exatamente o mesmo. Hoje em dia, numa época em que a fast fashion dita as regras do que vestir amanhã, basta uma rápida olhadela pelos famosos fashion blogs para vermos isso mesmo: a criatividade morreu e todos vestem o mesmo.
Ora, para quem como eu nestas coisas da moda, não vai muito em carneiradas, tem um sério problema em mãos. Isto porque, hoje em dia, comprar uma peça simples e de qualidade é uma aventura e pede mais investimento. Assim para a coisa correr mais ou menos bem, nada como recorrer a peças básicas e dar o nosso cunho com peças diferentes.
E é aqui que, no meu caso, entra muitas vezes, o artesanato: recorrendo a peças handmade temos a garantia que construímos um outfit único e diferente de todos. Isto porque TODAS as peças artesanais são ÚNICAS, DIFERENTES e IRREPETÍVEIS. Além disso, são um perfeito reflexo da nossa personalidade: o que pode haver de mais distintivo do que uma peça que foi criada por e para nós segundo os nossos gostos e necessidades? J J J
Mas, fica sempre a dúvida: como incorporar o artesanato no nosso estilo?
Bom, para isso, nada melhor que ter ajuda profissional. O que vos posso deixar são dois truques que eu aprendi e uso no meu dia-a-dia:
1.       Primeiro que tudo tem de se gostar de peças artesanais e de artesanato em geral, porque só assim valorizará realmente os produtos;
2.       Deixar o artesanato para os acessórios.
O que vos posso garantir é que incorporar peças artesanais nos nossos outfits é uma excelente forma de definir e criar um estilo próprio.
Agora atenção!!
Não vamos ser árvores de Natal e andar com artesanato dos pés à cabeça.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!