março 26, 2018

Produtividade | Como criar o hábito de acordar cedo

 
 
 
Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer. Lá diz o velho ditado. A verdade é que são inúmeros os benefícios de acordar cedo. Sendo que, o fundamental, é a saúde que se ganha. Por aqui, tudo o que permita aumentar a qualidade de vida e a saúde. Rapidamente é colocado em prática. Se bem que nunca precisei de criar o hábito de acordar cedo. Desde que me conheço que não tenho qualquer problema em acordar cedo. Sempre me dei bem melhor com as aulas, testes, exames e frequências na parte da manhã. Sou muito mais produtiva. A qualquer nível. No entanto, num mundo que se tem vindo a tornar cada vez mais digital. O humano tem vindo a mudar os seus hábito de sono. E rapidamente se tornou numa autêntica coruja. Não dando qualquer importância ao descanso que o organismo tanto necessita. Se, aí desse lado estão em plena fase de mudança de hábitos. E o primeiro a implementar é a criação do hábito de acordar cedo. Espreitem aqui algumas estratégias que podem facilitar a concretização deste objetivo.
 
Definir o horário em que pretende acordar. Antes de dar início às hostilidades é fundamental definir o horário em que pretende começar a acordar. Só assim saberá de antemão o que necessita fazer para que tudo corra pelo melhor. Após a definição do horário comece progressivamente a acordar mais cedo até que acorda no horário pretendido. A melhor estratégia é optar por acordar cada dia 15 minutos mais cedo que no dia anterior. Uma vez chegada ao horário definido é importante que acorde TODOS os dias a essa hora. Sim, todos os dias da semana. Sábado e domingo incluídos. Só assim conseguirá criar realmente o hábito de acordar cedo.
 
Encontrar um motivo pelo qual anseia acordar mais cedo. E aqui todos os motivos são válidos. Seja para ter mais tempo para si e para os seus. Seja para praticar meditação ou exercício físico. Seja para ir passear o seu animal de estimação. Seja para preparar atempadamente o seu dia. Enfim, qualquer motivo é válido. O importante é que seja entusiasmante o suficiente para acordar bem disposta e com a certeza de conseguir conquistar tudo a que se propôs.
 
→ Conhecer os benefícios de acordar cedo. Criar o hábito de acordar cedo só traz benefícios. Aumento da produtividade. Mais tempo disponível para si e para os outros. Mais organização pessoal e profissional. Redução de stress e ansiedade matinais. Aumento da qualidade de vida. Melhoria no estado de saúde físico e psicológico. Enfim, só vantagens.
 
Criar uma rotina noturna. Para que a criação do hábito de acordar cedo seja bem sucedida é fundamental que se antecipe. E comece a criar e/ou melhorar a sua rotina noturna. É importante que todas as noites dê os sinais certos ao seu corpo e cérebro de que a hora de relaxar e desligar se aproximam. De forma a que a sua rotina de sono comece realmente a ter efeitos e se torne, progressivamente, mais fácil acordar mais cedo. Reserve cerca de 30 minutos todas as noites para relaxar e preparar o corpo e o cérebro para uma boa noite de sono. Seja através de meditação, leitura, música suave...Enfim, a estratégia que se mostrar mais eficaz. Tudo é permitido com a exceção da utilização de ferramentas digitais. O objetivo é relaxar o cérebro e não estimular a sua atividade.
 
Colocar o despertador o mais longe possível da cama. Pode parecer ridículo mas se precisar de tomar medidas drásticas esta é a melhor solução. Assim, sempre que o despertador tocar será obrigada a levantar-se para o desligar. E só por isso o objetivo fica progressivamente mais perto de ser concretizado. Agora, não vale optar por um toque de despertador suave que sempre que toca não é audível no sítio onde se encontra..
 
 
 


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