março 07, 2018

Produtividade | 5 Estratégias para manter o foco na concretização dos seus objetivos

 
 
 
O início de um novo ano traz inevitavelmente uma lista (por vezes demasiado extensa) de objetivos e metas a cumprir. O início do novo ano traz uma motivação e vontade imensas em concretizar e fazer acontecer. É inevitável. A mudança de mês e ano no calendário tem destas coisas. No entanto, outras tantas vezes, com o terminar do primeiro mês do ano. Também terminam as concretizações. Seja porque se chega à conclusão de que afinal fomos um pouco ambiciosas demais na hora de criar objetivos. Seja porque não se alcançou determinado objetivo até então. Seja porque, entretanto se mudou o rumo. Enfim, os motivos não terminam. Há sempre forma de nos autossabotarmos e deixarmos cair por terra um (ou vários!) objetivos que planeamos concretizar. Eu não sou exceção. E é raro o ano em que dou por mim precisamente nesse lugar. E, verdade seja dita, está na hora de mudar. E ser (ainda mais!) obstinada e consistente. Porque, sejamos sinceras, só assim se concretiza. Se, como eu, todos os anos dá por si a não concretizar os seus objetivos. Estas dicas são para si.
 
Conhecer o seu ponto de partida. O momento em que decide apontar determinado objetivo na sua lista de objetivos anuais é motivado pela vontade de mudança. Seja ela qual for. Ora, antes de desatar a mudar sem rumo é importante conhecer o seu ponto de partida. E saber concretamente em que ponto se encontra realmente no que à concretização de tal objetivo diz respeito. Só assim conseguirá traçar um plano eficiente e eficaz para a concretização do objetivo em que sabe de antemão todos os passos necessários dar para chegar a bom porto.
 
Fazer listas. A criação de listas é fundamental para uma rápida e eficaz concretização dos seus objetivos. Após saber todos os passos que precisa dar para concretizar os seus objetivos certifique-se que nas suas listas de tarefas diárias inclui uma (ou mais) tarefas que  diariamente a colocarão um passo mais perto do seu objetivo final.
 
Evitar sobrecarregar-se. Se os seus objetivos não são concretizáveis de uma forma imediata e exigem uma boa planificação e tempo não se sobrecarregue. Seja realista consigo própria e não se comprometa com um número exagerado de tarefas que à partida sabe que não vai conseguir concretizar. Devagar se vai ao longe. E com um pequeno passo firme de cada vez chegará a bom porto. Sempre que se mostrar necessário aprenda a dizer não.
 
Estabelecer prioridades. É fundamental para se compreender o que realmente é importante para si. Sempre que planear o dia seguinte estabeleça pelo menos uma prioridade. Sendo que esta deve estar diretamente relacionada com a concretização dos seus objetivos. Se se mostrar difícil de concretizar faça-o, não procrastine. Quando atingir o objetivo final vai agradecer.
 
Comemorar. Sempre que terminar qualquer tarefa, por mais simples que seja, que lhe permita chegar mais perto do seu objetivo final, comemore. É importante aprender a comemorar as pequenas conquistas. Só assim irá encontrar motivação para continuar na luta e com foco.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!