fevereiro 07, 2018

Bem- Estar | 5 Hábitos Saudáveis para 2018

 
 
 
O início do ano é sempre uma boa altura para eliminar maus hábitos. E criar novos e saudáveis. Sejam eles pessoais. De saúde. De produtividade. Enfim, cada pessoa decide em que área pretende investir nesse ano. Eu não sou exceção. Todos os anos gosto de investir algum tempo em definir novos hábitos. De preferência mais saudáveis para o novo ano. Cujo objetivo é prolongar pelo resto da vida. Este ano não foi exceção e dei por mim a definir novos 5 hábitos.
A saber:
  1. Beber um copo de água ao acordar e ao deitar. Sou a maior fã e consumidora de água que conheço. Estou constantemente com sede. Nomeadamente em alturas em que não tenho água por perto. E se de manhã já há muito que me habituei a começar o dia com um bom copo de água. O mesmo não acontece com a hora de ir dormir. Não tenho por hábito beber água antes de me deitar. O que, muitas vezes, resulta em despertares durante a noite com uma imensa sede. E chegou a hora de mudar isso. Até porque o organismo para (bem) funcionar durante o sono também precisa de estar bem hidratado.
  2. Evitar o uso das tecnologias durante o fim de semana. Nunca fui grande dependente do telemóvel. Talvez por ter crescido sem ele existir. A verdade é que não sou grande dependente do uso do telemóvel e das redes sociais em particular. No entanto, também sou humana. E, por vezes, dou por mim a deambular por um período demasiado longo nas minhas redes sociais. E chegou a hora de voltar a usar o tempo de uma forma mais inteligente e produtiva. Seja a ler, ir ao cinema, estar com amigos e família, passear, testar novas receitas. Há tanto mais para além das redes sociais para fazer e viver...
  3. Ter atenção à postura sentada e em andamento. Não sou a pessoa mais direita com que se irão cruzar na vossa vida. (E aqui apenas me refiro à postura da minha coluna, atenção!) Não são raras as vezes em que dou por mim sentada numa posição desconfortável e cujos efeitos são bastante nocivos para a minha coluna. O mesmo acontece em andamento. Não tenho muito o hábito de caminhar com a coluna direita. Hábito que é urgente mudar num futuro próximo e manter a longo prazo. A minha coluna agradece.
  4. Alongar diariamente. Devido à má postura que assumo sentada e enquanto caminho é muito frequente ter a sensação de que os meus músculos estão muito presos. E se há hábito que é fácil de introduzir na rotina diária é o alongamento. Nomeadamente investir algum tempo imediatamente após acordar em espreguiçar muito bem o corpo a fim de despertar todos os músculos para o dia que se avizinha.
  5. Ir dormir 30 minutos antes do horário habitual. Não sou nem nunca fui pessoa de me deitar tarde. Talvez por precisar de dormir muito. Ou por acordar cedo diariamente. Ou por acordar mais cedo quanto mais tarde me deito. A verdade é que não tenho quaisquer problemas ou dificuldades em me deitar e acordar cedo. E como gosto bastante de ler. Uma boa forma de avançar mais rapidamente nas minha leituras e, ao mesmo tempo, aproveitar para descansar mais um pouco é, simplesmente ir dormir mais cedo.

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