janeiro 03, 2018

Beleza | Desafio Beleza Sem Desperdício [O Resultado]

Tenho vindo a repetir quase diariamente o mesmo. Este foi o melhor desafio que poderia ter feito. Nomeadamente no que diz respeito aos meus hábitos de consumo. Cada dia tenho maior convicção que era uma consumista de primeira. Pelo menos no que diz respeito a produtos de beleza. Sempre fui apaixonada. E adorei usar. E essas eram as desculpas perfeitas para comprar ou testar (só) mais um. Enfim... A idade tem os seus benefícios. E comigo tem vindo a ensinar-me que não preciso de tanto como pensava para ter um aspeto cuidado. Para ser sincera, muitas eram as vezes, em que usava diferentes produtos com o mesmo objetivo. O que não é nada mais que um desperdício de tempo e dinheiro. Acreditem. Bem sei que é um lugar comum, mas a verdade é que quanto mais simples melhor. Mesmo. E apesar de não usar maquilhagem. Acabava por me vingar nos hidratantes e afins desta vida. A decisão de reduzir a quantidade de produtos que compro e utilizo é um processo. Com várias tentativas e erros. No entanto, um ano após decidir alterar os meus hábitos de consumo. Não poderia estar mais satisfeita comigo própria. Os resultados foram bastante positivos, apesar de assustadores. Sim, assustadores. Confesso que foi necessário este desafio para ter real consciência da quantidade de produtos que usava. E, deixem que vos diga, estava bem longe de ter consciência. Bem longe mesmo. Mas como, as imagens falam melhor que as palavras. Aqui fica o registo de todos ao produtos de beleza que utilizei durante o ano que agora terminou...


Total de produtos utilizados: 92


Mas vamos por partes. É importante categorizar os produtos para realmente compreender a quantidade de produtos utilizados. E quais as mudanças que ainda podem ser feitas. Vou começar pelo cabelo. Que, como já o mencionei, me dá algum trabalho. O meu cabelo é seco, quebradiço, frágil e com boa tendência para a queda. É sensível em resumo. E se houve período em que tive o cuidado de o estudar e escutar. Foi durante o ano que terminou. Mas vamos aos números:
Champôs:12
Condicionadores: 4
Máscaras: 5
Leave in: 5


Relativamente ao corpo, a tarefa não foi tão difícil. A minha pele do corpo é seca. Mas, apesar dessa condição, cuidar dela acaba por não ser muito difícil. No entanto, tenho que confessar que, um dos meus calcanhares de Aquiles no que toca a produtos de beleza são os hidratantes corporais. Gosto imenso de usar e testar. O que acabou por dificultar consideravelmente o desafio a que me propus. Mas, mais uma vez, vamos aos números:
Gel de banho: 10
Gel de higiene íntima: 6
Exfoliante: 4
Hidratante: 8
Desodorizante: 4
Hidratante de mãos: 3
Hidratante de pés: 2
Perfume: 2
 
Finalmente, no que diz respeito ao rosto. A tarefa não foi tão difícil como esperava. Talvez por já ter começado a reduzir e simplificar a minha rotina de pele. Não fosse a luta contra o acne. E poderia afirmar que aqui não teria tido qualquer problema. Mas não se pode ter tudo não é verdade? Vamos, então, aos números: 
Gel de limpeza: 4
Exfoliante: 2
Hidratante: 7
Lip balm: 7
Tratamento: 2
Vários: 1
 
 
Para finalizar é importante partilhar algumas considerações a que fui chegando durante o desafio e que fazem realmente a diferença no que toca aos meus hábitos de consumo:
  • É muito importante analisar previamente muito bem as necessidades de corpo, rosto e cabelo a fim de comprar produtos específicos para colmatar tais necessidades.
  • A fim de evitar desperdício de produto a melhor opção é, sempre, comprar embalagens familiares com doseador.
  • Optar por produtos de marcas profissionais. São um investimento mas o resultados falam por si.
  • Aproveitar as ofertas de marcas de beleza para aumentar a oferta de produtos de beleza. Algumas marcas oferecem produtos para comemorar datas especiais o que permite testar novos produtos sem fazer qualquer investimento.
  • Se a nossa pele e cabelo não tiverem necessidades específicas podemos, sempre, optar por produtos que possam ser utilizados para a lavagem do corpo e do cabelo. Existem algumas opções no mercado bastante razoáveis.
  • O uso do exfoliante torna-se dispensável quando optamos por lavar o corpo com o nosso gel de banho habitual e uma luva exfoliante.
  • Se o objetivo for poupar ao máximo o orçamento mensal podem, sempre optar por pedir como presente de aniversário ou de Natal aquele produto de beleza que estão a precisar ou querem testar aos familiares e/ou amigos. Podem ter uma boa surpresa.
  • Optar por uma rotina simples e rápida de beleza é meio caminho andado para evitar compras por impulso e desnecessárias. A partir do momento em que sabemos quais os produtos que resultam e como devemos utilizá-los, o processo é muito mais fácil e o desperdício quase inexistente.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!