novembro 22, 2017

Beleza | Cuidados a ter com os diferentes tipos de pele

 
 
 
A cada pele sua sentença. Verdade seja dita. Cada mulher conhece a sua pele melhor que ninguém. Sabe de cor as suas manhas. Mas nem sempre tem tão presentes as suas necessidades. Não é, então, segredo para ninguém que existem vários tipos de pele. A saber: normal, seca, oleosa e sensível. Sendo que existem outros tipos de pele que conjugam características de diferentes tipos de pele. A título de exemplo, a pele mista. Que combina características da pele seca e da pele oleosa. No entanto, hoje vamos focar a nossa atenção nos tipos de pele acima mencionados. Uma vez que abrangem uma grande parte da população feminina.
O cuidado com a pele é algo para que devemos estar despertas em idade tenra. Mais vale prevenir que remediar, lá diz o velho ditado. No entanto, muitas são as mulheres que demoram além da conta a ter real consciência da importância de cuidar bem da pele desde cedo. Eu não sou exceção. Por vários motivos demorei demasiado tempo a começar a cuidar realmente da minha pele. Daí agora ela não estar no estado em que gostaria. (Mas para lá caminho!)
 
Ora, quais são, então os cuidados a ter com a pele normal?
A pele normal, como o próprio nome indica não exige cuidados de maior. Por não apresentar grandes necessidades específicas. No entanto, é importante limpar e hidratar muito bem a pele duas vezes por dia, todos os dias. No que toca à esfoliação, a pele normal suporta bastante bem este processo duas vezes por semana. 
 
E a pele seca, a que cuidados obriga?
A pele seca tem uma enorme mais-valia visto ser menos propensa ao surgimento de imperfeições. No entanto, por outro lado é que mais precocemente pode sofrer com a passagem do tempo e mostrar sinais dela. Assim sendo, é importante apostar num hidratante com uma fórmula mais espessa e rica a fim de nutrir a pele com maior profundidade. No que toca à esfoliação, a pele seca apenas necessita de usufruir deste processo uma vez por semana a fim de remover quaisquer impurezas.
 
Então, e a pele oleosa?
A pele oleosa, contrariamente à seca, é mais propensa ao surgimento de imperfeições devido à produção exacerbada de sebo que acaba por entupir os poros. No que toca à higienização deste tipo de pele é importante não usar produtos à base de álcool ou óleo, sob pena de ter resultados contrários aos esperados. No que toca à exfoliação, a pele oleosa suporta bastante bem este processo duas a três vezes por semana.
 
E, finalmente, a pele sensível que cuidados requer?
A pele sensível, como o nome indica pede um cuidado extra na escolha dos produtos que utiliza na sua rotina de beleza diária. Isto porque, muitas vezes, é bastante reativa o que causa algum desconforto. O principal cuidado que deve ter na higienização deste tipo de pele é usar produtos de textura suave e leve, sem álcool ou perfume a fim de evitar desconfortos e agressões desnecessárias. No que toca à esfoliação, a pele sensível deve passar por este processo uma vez por semana ou cada duas semanas, tendo sempre o cuidado de usar um exfoliante suave.
 
A não esquecer:
→ O protetor solar é obrigatório para todos os tipos de pele.
→ É obrigatório usar produtos específicos para as necessidades de cada tipo de pele.
→ Se tem o hábito de usar maquilhagem certifique-se que higieniza muito bem todos os utensílios e acessórios com que a aplica após a sua utilização a fim de evitar transferências de produtos e propagação de bactérias.
→ Hidrate-se muito bem diariamente.
→ Pratique exercício físico cm regularidade.
→ Pratique uma alimentação saudável rica em vegetais e frutas.
→ Durma, pelo menos, 8 horas diárias.

2 comentários:

Obrigada pela vossa visita/comentário!