julho 12, 2017

A B C do Estilo | Como escolher o fato ideal para si

O guarda-roupa masculino dificilmente se considera completo sem um fato. A verdade é que, apesar de algumas mudanças, o mundo empresarial continua a obrigar o homem a usar fato e gravata no dia-a-dia, nomeadamente se a empresa privilegiar um dress code formal. E aqui começam a surgir dúvidas e incertezas no que ao modelo cerro diz respeito. A melhor opção é, sempre, apostar em peças de bom corte e de qualidade que facilmente se tornam intemporais e mantêm um bom aspeto por muito mais tempo. Na hora de comprar o fato não deve olhar tanto ao preço mas sim à qualidade do mesmo (sem exageros, claro está!), uma vez que o fato que decidir comprar deve ser um fator diferenciador (positivo, leia-se) na sua imagem e estatuto profissionais. Além de que se deve certificar que o fato lhe assenta na perfeição e, caso se mostre necessário, deve fazer os arranjos necessários para tal. Afinal, é um investimento que não se faz todos os dias, pelo que é obrigatório que todos os pormenores sejam tidos em consideração.
 
 
 
Qual o corte ideal?
Na hora de escolher pode, atualmente, optar por 2 cortes: o slim e o regular. O corte slim (corte mais ajustado ao corpo) é mais indicado para homens em boa forma física, sendo que o resultado se torna mais moderno e elegante. O corte regular (corte a direito) é mais indicado para homens com uma estrutura física mais larga e menos cuidada.
 
 
 
Qual a medida ideal?
A verdade é que não existe uma medida ideal. O fundamental é que o tamanho seja o certo para si e que o fato lhe assente na perfeição. Assim sendo, é importante que, antes de comprar, tire as medidas de forma a saber qual tamanho pedir. Lembre-se que, no caso do blazer, deve ter em atenção a largura do peito e dos ombros para que lhe assente na perfeição e, sempre que necessário, fazer os devidos ajustes. Uma boa estratégia para saber se o blazer tem o tamanho certo é observar a forma como lhe assenta. Se, depois de vestido, o blazer criar linhas horizontais significa que está apertado. Caso contrário, se criar linhas verticais significa que está grande e largo.
 
 
 
Qual o modelo de blazer ideal?
Na hora de escolher o blazer é importante ter em consideração a parte da frente e a de trás. Relativamente à parte de trás existem 3 modelos diferentes: sem abertura, com abertura e com abertura dupla. O modelo sem abertura é mais estreito e o mais indicado para homens mais magros uma vez que por ser mais justo cria uma silhueta mais esguia. O modelo com abertura é o mais utilizado e também assenta muito bem em homens mais magros. O modelo com abertura dupla é o modelo que melhor se ajusta ao corpo e o que confere uma maior liberdade de movimentos. É a melhor opção para quem não está tão em forma.
Já na parte da frente é tudo uma questão de número...de botões! Assim sendo, encontra disponíveis 4 modelos diferentes: assertoado, com um botão, com 2 botões e com 3 botões. O modelo assertoado (ou abotoamento duplo) é o menos utilizado. Isto acontece porque se trata de um casaco com um maior número de botões que, aberto, não é muito elegante devido à quantidade de tecido que sobra. O modelo com um botão é o mais jovem e descontraído e pode ser usado aberto ou fechado. O modelo de 2 botões é o mais utilizado além de ser o mais elegante. Pode ser usado aberto ou fechado e é uma excelente opção para quem está acima do peso visto que o decote é maior e cria a ilusão de uma silhueta mais esguia. O modelo de 3 botões é o mais tradicional e mais aborrecido sendo que é uma boa opção para os homens mais altos e esguios.
 
 
 
Qual o modelo de calças ideal?
A resposta é simples: o modelo clássico. São a melhor opção para uma imagem atual e elegante. Relativamente à cor e ao material devem ser escolhidos tendo em consideração a estação do ano e o dress code. Nas estações mais frias opte por tons mais escuros como o preto, o azul marinho e o cinzento escuro. Nas estações mais quentes, os tons claros (bege, azul e cinzento claros) são a melhor opção. No que ao comprimento diz respeito, a melhor opção são as calças compridas que não permitam ver as meias quando está de pé. O comprimento ideal é no início ou meio da sola do sapato. Além de que, deve ter o cuidado de não usar calças demasiado acima ou abaixo da cintura. Não é, de todo, elegante.
 
Dicas extra
  • Use um cinto, de boa qualidade, da mesma cor dos sapatos.
  • Tenha o cuidado de manter alinhados os botões da camisa, a fivela do cinto e o fecho das calças.
  • O colarinho e as mangas da camisa devem ficar 1cm fora do casaco.
  • Os botões de punho dão um toque de elegância extra.
  • Se o seu peito for largo, opte por um blazer com lapelas mais largas; se for mais magro, lapelas mais estreitas são uma boa opção.
  • A altura do casaco deve ser a zona da anca.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!