maio 19, 2017

Consumo Consciente | Custo vs Valor

 
 
 
Quando se fala sobre Consumo Consciente. Há sempre dois fatores a ter em consideração. O custo e o valor. O custo de um artigo é o seu preço. O que se paga por ele. O valor, por outro lado, nada tem a ver com o preço. Está, isso sim, relacionado com a importância que lhe damos. Assim sendo, na hora de comprar algo temos que saber diferenciar muito bem estes fatores. É importante parar e pensar se o preço reflete o valor. Coisa que, sejamos sinceras, muitas vezes não acontece. Pelo que, é fundamental procurar e investir em peças cujo preço reflita o valor que damos à peça. É fundamental que tenhamos o cuidado de investir em peças cujo preço reflita a sua qualidade. (Sobre como avaliar a qualidade das peças de roupa disponível aqui.)
A descoberta do Minimalismo teve imensas repercussões na forma como encaro os meus hábitos de consumo. E se há aprendizagem a retirar desta corrente de pensamento. É precisamente que para praticar um Consumo Consciente devemos ter bem presente qual o custo e o valor de cada peça. Ao mesmo tempo que devemos decidir qual a característica a privilegiar no ato de escolha e posterior compra. Na próxima vez que sair para comprar uma nova peça de roupa. Pare e pense. Avalie o seu custo e valor. E só depois, se valer a pena, se preencher os seus requisitos e necessidades e se o custo e o valor corresponderem ao que procura e pretende comprar. Só depois, faça a sua compra.

4 comentários:

  1. Eu confesso que antes não ligava a nada disso. Hoje em dia já tenho mais cuidado na escolha do artigo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o tempo vamos aprendendo a dar valor ao que realmente tem valor! ;)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Excelente reflexão!
    É bem verdade, nós temos de aprender a dar mais valor ao nosso dinheiro e a gastá-lo de uma forma mais inteligente, já que nos custa tanto a ganhá-lo.
    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita/comentário!