maio 12, 2017

Beleza | Como conseguir um cabelo liso e perfeito

 
 
 
Conseguir um cabelo liso e perfeito nem sempre é fácil. Sobretudo se o objetivo é manter o cabelo saudável. E muitas são as mulheres que procuram formas de manter o seu cabelo impecável sem o danificar. Eu incluída.
O meu cabelo é um dos meus calcanhares de Aquiles. É seco e muito frágil e quebradiço e muito fino e volumoso. A verdade é que durante grande parte da minha vida me lamentei relativamente ao meu cabelo. Até ao verão do ano passado, altura em que, como sabem, sofri uma grande queda de cabelo. Nunca tinha perdido tanto cabelo e confesso que, na altura, a situação me abalou bastante. Com o passar do tempo e com a ajuda de alguns produtos, vitaminas e técnicas de relaxamento consegui, alguns meses depois, parar a queda e recuperar o meu cabelo. Incluindo as características que sempre lamentei. No entanto, durante o processo de recuperação do meu cabelo, aprendi a aceitar o meu cabelo e as suas características e hoje sou muito grata por ter o cabelo que tenho. Por mais estranho que isso possa parecer. Não é um cabelo perfeito. Mas eu também não sou, nem quero ser, perfeita. No entanto, é um cabelo saudável.
Quando se fala de cabelos, muitas são as mulheres (eu incluída!) que afirmam não conseguirem estilizar o próprio cabelo sem recorrer à ajuda de um profissional. Isto porque sempre nos foi incutida a ideia de que é impossível recriar o look de cabeleireiro em casa. O que não corresponde, de todo, à verdade. O importante é munir-se dos produtos e ferramentas necessárias e praticar, praticar, praticar. Até conseguir o resultado que pretende.
Espreite aqui algumas dicas que podem ajudar:
 
1. Investir em bons produtos. É fundamental usar produtos específicos para as necessidades do seu cabelo. Nomeadamente, produtos profissionais. São mais caros mas os resultados compensam largamente.
 
2. Aprender a usar a toalha. Há dois erros a evitar na hora de secar o cabelo com a toalha: esfregar a toalha no cabelo e deixar a toalha demasiado tempo na cabeça. Primeiro que tudo é importante investir numa toalha de microfibra que não deve, sob pretexto algum, esfregar no cabelo sob pena de danificar irremediavelmente os fios. O mesmo acontece com o tempo de pose da toalha. Esta deve apenas ficar na cabeça o tempo necessário para retirar o excesso de água do cabelo, de forma a facilitar o processo de secagem.
 
3. Usar um protetor térmico. E aqui existe a ideia errada de que este produto apenas se deve aplicar antes de usar a placa de alisar. A verdade é que o protetor térmico é obrigatório antes de usar qualquer ferramenta de calor. Sendo que faz bastante mais sentido aplicar antes de usar o secador, uma vez que ao aplicar o protetor térmico, o cabelo fica húmido. E são muitas as placas de alisar que não se adequam ao cabelo húmido, pelo que, o resultado é cabelo irremediavelmente danificado. O melhor é, sem dúvida, aplicar o protetor térmico, secar muito bem o cabelo com a ajuda do secador e só depois usar a placa de alisar.
 
4. Ter atenção à distância entre o cabelo e o secador. Mais importante que a temperatura do secador é a distância entre este e o seu cabelo. Se procura um bom resultado, é importante manter uma distância mínima de 20cm de forma a não danificar desnecessariamente o seu cabelo.
 
5. Utilizar produtos finalizadores. São os melhores aliados na hora de prolongar o efeito da placa de alisar.
 
Bem sei que, por norma, não utilizo secador no meu cabelo. Talvez por preguiça. Talvez por querer evitar danos desnecessários no cabelo. No entanto, sempre que o utilizo, sigo à risca cada um dos passos e o resultado é bastante satisfatório.

2 comentários:

  1. Um cabelo cuidado precisa de muita atenção e usar os produtos certos é muito importante! =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita/comentário!