abril 06, 2017

Valorização Pessoal | 8 dicas para o sucesso

Criar uma mentalidade para o sucesso é mais difícil do que parece. Eu que o diga. Há muito que venho a lutar para ser bem sucedida com a Lima Limão. Quando o meu objetivo é tão simples como ajudar qualquer pessoa a ter a melhor imagem possível. Como parte do meu trabalho e interesse pessoal, a pesquisa é uma constante. E se há pesquisa que me traz aprendizagem é sobre a valorização e desenvolvimento pessoais. Há muito que acredito que todos os dias podemos ser melhores que no dia anterior. E para tal é necessário o exercício diário de trabalhar de forma árdua e consistente.
E são 8 os passos que tenho vindo a seguir há muito tempo para criar uma mentalidade mais propensa ao sucesso.
 
  1. Acreditar incondicionalmente em mim. É  a mais difícil do que pode parecer. Talvez por ter crescido rodeado por quem muitas vezes não me acreditavam capaz de conseguir algo. Talvez por me ser muito difícil conquistar algo. Seja o que for. A verdade é que com o passar do tempo, a tendência é ir acreditando menos. No entanto, também é verdade que não passa de um trabalho diário, sobretudo mental. A nossa mentalidade exerce um poder incrível na realidade que é a nossa vida. Acreditem, sei bem do que falo. Se acreditarmos que não somos capazes, a verdade é que seremos automaticamente mais fracos física e psicologicamente do que se acreditarmos que somos capazes. Acreditarmos em nós é apenas um reflexo da nossa autoconfiança. Sendo que a autoconfiança é uma característica que se aprende e desenvolve ao longo da vida enquanto nos vamos focando em tudo o que já conquistamos. E o que essas conquistas trouxeram de positivo para o nosso desenvolvimento pessoal. Cada conquista funciona como uma pequena lembrança do potencial que temos em nós e do que somos capazes.
  2. Comprometer-me com a realização do meu objetivo. O compromisso é fundamental para o sucesso. É basicamente criar espaço  diariamente para fazer o que for necessário para atingir o objetivo inicial. A partir do momento em que se compromete com algo não há volta a dar. A única opção é seguir em frente. É necessário ter um alto nível de comprometimento para com a realização do objetivo inicial. Só assim se faz acontecer. Este passo é praticado desde o momento em que decidi ser bem sucedida com a Lima Limão. E, para mim, é uma grande fonte de motivação.
  3. Ser paciente. Este é o passo mais difícil. Pelo menos para mim. Principalmente quando vejo tanto esforço a não ser recompensado de maneira nenhuma. É verdade que cada coisa tem o seu tempo e muitas vezes conquistar algo demora o dobro do tempo que estimamos. No entanto, acredito que ser paciente e lutar diariamente para a concretização do objetivo inicial me levará onde pretendo.
  4. Ser perseverante. A perseverança é a melhor amiga da paciência. É necessário ser paciente porque concretizar o objetivo vai demorar o seu tempo e ser perseverante na mesma medida para continuar a lutar independentemente  dos obstáculos e dificuldades e por mais frustrante que muitas vezes o esforço me pareça. Se se quer realmente alguma coisa a vida acaba por se encarregar e recompensar o esforço. Principalmente se não for parar de tentar. Acredito piamente que a pessoa que puxar ao máximo por si e continuar a lutar, a pessoa que tiver a maior paciência e perseverança é a pessoa que vai atingir o sucesso. Pessoal e profissional.
  5. Ser consistente. Uma pessoa bem sucedida valoriza, acima de tudo, a ação. A tentativa. Ainda que possa levar ao erro. Só se sabe o resultado depois de tentar. Sem se tentar é que não se consegue. E se não funcionar ou correr como esperado pelo menos fica a saber que não é esse o caminho. Ser consistente é fazer o melhor uso do momento presente através da ação. Além do que ao ser consistente, o outro toma real consciência do seu compromisso com a realização do seu objetivo. Ser consistente é uma boa definição para trabalho/esforço contínuo. O esforço tem que ser contínuo e consistente de forma a conseguir bons resultados.
  6. Melhorar de forma contínua. A evolução é inerente ao ser humano. E cabe a cada um de nós evoluir positivamente todos os dias. E para tal é necessário ser um eterno estudante e estar sempre disposto a aprender. Não somos os donos da verdade e o outro tem sempre algo novo a partilhar que nos pode ajudar a melhorar algo em nós. Assim como é importante aprender com cada erro que se comete e retirar dele a melhor lição de forma a dar mais um passo na concretização do objetivo inicial. É importante sair da zona de conforto, ler novos livros, conhecer novos locais e novas pessoas e viver novas aventuras.
  7. Perdoar-me. Ah, outro passo bastante difícil de praticar. Principalmente para uma perfeccionista nata. Mas é necessário, porque o percurso é sinuoso e difícil. Cheio de obstáculos e a verdade é que o erro é uma presença bastante assídua no dia-a-dia. No entanto, o erro torna-se inevitável quando tentamos o nosso melhor. O mais rápido que se conseguir perdoar, o mais rápido se levantará e continuará o seu caminho para o sucesso.
  8. Praticar a gratidão. Ser grata pelo momento presente e por cada conquista diária é meio caminho para o sucesso. Isto porque tomar algo como garantido é o maior erro que se pode cometer. É importante, isso sim, valorizar o que se tem no momento presente que lhe permite continuar a lutar para a realização do objetivo inicial. Pelo que para conquistar o sucesso é importante que pratique a gratidão diariamente. Só assim se valoriza realmente cada uma das pequenas conquistas. Lembre-se que com pequenos passos se fazem grandes conquistas.
Nota: É importante lembrar que é um trabalho contínuo. Continuo até ao dia de hoje a praticar cada um destes passos e a minha mentalidade tem vindo a progredir de uma forma bastante positiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!