abril 05, 2017

Lifestyle | 5 Passos para uma vida mais eco-friendly

 
 
 
Mudar o estilo de vida e a atitude perante a vida é um trabalho contínuo. Há muito que o tenho vindo a fazer. E ainda há outro tanto por fazer. E por vezes são simples mudanças que se podem fazer para tornar a nossa vida mais eco-friendly.
  1. Diminuir o consumo de plástico. É raro o produto que se compra e não vem numa embalagem de plástico. Seja um produto de beleza, alimentar, de higiene ou até mesmo de limpeza. E é inúmera a quantidade de embalagens que muitas vezes nem sequer se terminam. É um autêntico desperdício. De recursos, tempo, espaço e dinheiro. E se há estratégia que contraria tal desperdício é optar por embalagens familiares e terminar os produtos até ao fim. Pode parecer pouco mas são inúmeras as embalagens por terminar que são deitadas fora diariamente.  Muitas vezes sem sequer ter terminado o prazo de validade. Pode ainda: optar por levar os seus sacos de compras de casa; deixar de comprar garrafas de água plásticas e optar pelas de vidro laváveis e que facilmente podem ser reabastecidas. Além de poupar o ambiente alivia bastante o seu orçamento mensal.
  2. Comprar a granel. É a melhor estratégia para evitar o consumo de plástico no momento das compras. Além de lhe permitir poupar o ambiente permite-lhe evitar o desperdício alimentar, uma vez que apenas compra a quantidade que realmente precisa. Consequentemente, começará a praticar uma alimentação mais saudável e equilibrada. No fundo, todos ficam a ganhar.
  3. Comprar localmente. A par com o passo anterior, decidir comprar os seus alimentos nos produtores locais só tem vantagens. Os alimentos são mais frescos, mais baratos e mais saborosos. O que lhe permite poupar em deslocações ao supermercado mais próximo, poupar no desperdício de plástico uma vez que deixa de comprar produtos embalados e, novamente, aliviar o seu orçamento mensal.
  4. Reutilizar embalagens. É impossível viver sem consumir embalagens plásticas. No entanto, além de praticar os passos anteriores existe ainda uma excelente estratégia. Reutilizar as embalagens de plástico que já terminaram. Assim que o produto terminar totalmente basta lavar muito bem a embalagem e utilizar para armazenar outro produto. Este passo pode ser repetido enquanto a embalagem estiver em perfeitas condições de utilização.
  5. Viver com menos. Viver com menos é provavelmente a melhor estratégia para uma vida mais eco-friendly. Ter menos é ser mais. É poupar tempo, espaço e dinheiro. Viver com menos é libertador física e psicologicamente além de deixar uma pegada ecológica muito mais reduzida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!