abril 25, 2017

A B C do Estilo | Como avaliar a qualidade das peças de roupa

Na hora de comprar novas peças de roupa, o requisito mais importante a ter em consideração é a qualidade. Para tal, é importante saber reconhecer uma peça de qualidade quando nos deparamos com ela. É importante ser capaz de ver a diferença entre a peça de boa durabilidade e bem fabricada e uma peça que parece muito bonita na prateleira e que sabe que não durará mais que uma estação. Para tal, deve saber:
  1. O que distingue uma peça de boa qualidade de uma peça de má qualidade.
  2. Como reconhecer essas diferenças na hora de comprar.
Ora, o que é a qualidade?
Quando se fala em qualidade de peças de roupa rapidamente se associa ao facto desta durar várias estações em bom estado de conservação. Falamos de peças que podemos usar tranquilamente sem a preocupação que se vão danificar à primeira utilização. Falamos de peças que mantêm a sua forma durante um bom período de tempo. Falamos de peças que assentam na perfeição e não nos restringem os movimentos. Falamos de peças que mantêm a mesma cor após várias lavagens. Falamos de peças que demonstrem ser de boa qualidade através dos seus acabamentos: o toque do tecido; o forro da peça; o pormenor das costuras e os pequenos detalhes que as tornam diferentes e originais.
O que distingue uma peça de boa qualidade de uma peça de má qualidade é o esforço que certas marcas fazem para se certificarem que uma peça demonstre ter qualidade depois de fabricada bem como após várias utilizações e lavagens e que se mantém confortável de usar e a assentar na perfeição. Este esforço custa tempo e dinheiro, como é óbvio. Daí ser tão fácil e comum encontrar peças que são muito bonitas na prateleira mas em pouco tempo deixam de estar em condições de serem utilizadas. Isto porque, a fim de minimizar os custos, muitas marcas optam por se focar na criação de peças que apenas ficam bem na prateleira em vez de apostar na qualidade.  É o que traz lucro, sejamos sinceros. Na hora de comprar, a decisão recai muitas vezes na aparência da peça. Muito poucos compradores investem tempo em avaliar a qualidade (ou falta dela!) da peça de roupa.
É importante ter em consideração que, muitas vezes, a qualidade e o preço da peça não estão relacionados. Há artigos mais fáceis de fabricar que outras, o que torna bastante viável a possibilidade de encontrar peças de boa qualidade a um preço baixo. Em contrapartida, só porque uma peça é cara não significa que é de boa qualidade.
 
Então, como saber se determinada peça tem qualidade?
Primeiro que tudo, é fundamental ver a peça ao vivo. Pode, como é óbvio, espreitar algumas imagens online para perceber se esta lhe desperta qualquer tipo de interesse, mas para determinar a qualidade da peça, só poderá fazer presencialmente através do toque e a devida experimentação.
O primeiro passo é estabelecer prioridades. Nomeadamente descortinar quais são as peças que, para si, devem ter uma boa qualidade e durar mais tempo. Basicamente deve decidir em que peças vai investir mais tempo e dinheiro. A característica mais importante de uma peça de roupa é o material de que é feito. Por muito bons que sejam os detalhes, se o material não for bom, a peça não acrescentará valor ao seu guarda-roupa. Ao avaliar o material da peça é importante ter em consideração a qualidade do material em si e se este é o material mais apropriado para aquela peça em particular. É importante salientar que não existem materiais bons e materiais maus. Todos têm pontos positivos e menos positivos. O segredo está em saber quais são para que a decisão seja o mais consciente possível.
 
[Caso pretendam dicas práticas para avaliar os diferentes materiais basta deixarem o vosso comentário!]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!