março 03, 2017

Minimalismo | Como fazer uma desintoxicação digital

 
 
 
As redes sociais são fantásticas. Permitem-nos estar em contacto permanente com o outro e encontrar inspiração e pessoas com quem nos vimos a identificar de uma forma quase imediata. Daí muitos de nós estarem presentes em redes sociais. E isso não tem nada de errado. A partir do momento em que a sua presença em diferentes plataformas não a estiver a sobrecarregar ou criar algum tipo de ansiedade. Se for esse o caso, saiba que uma desintoxicação digital deve estar no topo das suas prioridades da sua lista de tarefas.
Os sintomas de um uso excessivo das redes sociais são:
  1. Sentir-se assoberbada com a quantidade de comentários por responder;
  2. Sentir-se culpada por não publicar com a frequência que planeou;
  3. Diminuição da sua autoconfiança e autoestima por comparar a sua vida com a das pessoas que segue.
Se se identifica com estes sintomas e pretende simplificar a sua vida e o uso pessoal que faz das suas redes sociais sem perder o entusiasmo, então este artigo é para si. Note que  se trata do uso pessoal que faz das redes sociais e esta desintoxicação só faz sentido se procura apenas ter na sua vida o que lhe acrescenta valor.
 
1. Avalie o uso que faz das suas redes sociais e como esse uso a faz sentir.
O primeiro passo é avaliar de forma racional as vantagens e desvantagens do uso atual que faz das suas redes sociais de forma a descobrir o que não funciona consigo. Este exercício deve dar-lhe uma perspetiva bastante clara do valor que cada plataforma acrescenta ou não à sua vida.
 
2. Defina um propósito específico para cada plataforma.
Simplificar a sua vida com ajuda do minimalismo é sobretudo aprender a estar consciente do que quer na sua vida e tomar decisões mais conscientes em vez de simplesmente deixar os outros decidirem por si e as tarefas se irem acumulando no tempo e na sua lista de tarefas. O minimalismo nas redes sociais funciona de forma semelhante. Deixe de documentar cada passo que dá ou tarefa que realiza simplesmente porque as pessoas que seguem o fazem. Em vez disso, defina um propósito específico para cada plataforma: comunicar com os seus amigos/familiares/seguidores; praticar os seus dotes fotográficos; manter-se informada sobre um determinado tema... Certifique-se que é clara relativamente ao motivo porque usa determinada rede social e o que pretende retirar dela. Note que o propósito que definiu não tem de ser necessariamente produtivo.
 
3. Sintonize as suas publicações e as contas que segue de acordo com o seu propósito.
Depois de ter definido o propósito para cada plataforma é importante perceber como pode sintonizar o seu uso atual para ir ao encontro desse propósito. O que inclui quem segue e o que publica. Para tal, é fundamental deixar de seguir quem não lhe acrescenta valor e focar-se nos seus amigos e familiares reais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!