março 20, 2017

Consumo | A moda ecológica como ponto de partida para um consumo mais consciente

 
 
 
Navegar pelo mundo da moda ecológica pode ser traiçoeiro. Desde ter sérias dificuldades em encontrar o tamanho correto até depararmo-nos com peças um pouco desinteressantes e a um preço proibitivo.  A moda ecológica é um nicho de mercado que ainda não disponibiliza a mesma variedade e quantidade de oferta que a moda convencional o que pode tornar a decisão de praticar um consumo mais consciente um pouco difícil de manter. Outro problema é a falta de informação relativamente às práticas de determinadas marcas no processo de manufatura das suas peças.
 
O que torna uma marca eticamente ecológica?
O termo moda ecológica pode causar alguma confusão por ter vários significados. E a verdade é que são muitos os fatores que contribuem para uma boa peça de roupa. Sendo que existe um que permite diferenciar as marcas que trabalham diariamente para a proteção ambiental e do homem e as que não o fazem: a transparência. É a peça-chave dos vários aspetos da moda ecológica. Quando é total significa que a marca partilha com os seus clientes todo o processo de manufatura das suas peças: de onde provem a matéria-prima e onde e como é realizada a sua transformação. É, também, uma boa forma de conhecer as condições de trabalho a que os seus colaboradores estão sujeitos. Pelo que, as marcas nos levam a fazer melhores escolhas. A transparência por parte de uma marca não é a resposta mais fácil, mas é a mais precisa. Obriga-nos a aprender um pouco mais, a olhar com outros olhos, a questionar.
 
Como saber se uma marca é ecológica?
  1. Conhecer a matéria-prima das peças e de onde é originária.
  2. Conhecer o local onde as peças são manufaturadas.
  3. Conhecer as condições de trabalho no local onde as peças são manufaturadas.
Comprar marcas ecológicas é apenas o ponto de partida para um consumo mais consciente. E o consumo consciente não se esgota em comprar marcas ecológicas. Um consumo mais consciente inclui evitar comprar em excesso e optar por peças de qualidade.

2 comentários:

Obrigada pela vossa visita/comentário!