março 27, 2017

A B C do Estilo | Desintoxicação primaveril do guarda-roupa

 
 
 
Tradicionalmente, a limpeza primaveril tem o propósito de livrar a casa de tudo o que faz lembrar o inverno e preparar a casa para a chegada da primavera. No que respeita ao guarda-roupa, o princípio é exatamente o mesmo. Com a mudança de estação, é chegada a hora de editar o seu guarda-roupa e livrar o seu armário de tudo o que se encontra a mais. Lembre-se que o seu guarda-roupa deve ser um reflexo do seu estilo pessoal. E a verdade é que sempre que se livrar de uma peça que não lhe acrescenta valor está a desintoxicar o seu guarda-roupa. Se ao terminar ficar com a sensação de que o seu armário fica quase desprovida de roupas, lembre-se que agora apenas mantém as peças com as quais se identifica realmente  e que pode ir acrescentando novas aquisições gradualmente. Além do que terá uma ideia muito mais clara do que tem e não mais voltará a sentir que tem imensa roupa e nada para vestir. Se analisar o processo por uma perspetiva psicológica, a satisfação que retira de todo o processo é motivo suficiente para o fazer. Excesso de roupas que não refletem o seu estilo pessoal apenas limitam a sua habilidade de se expressar através da roupa.
A edição do guarda-roupa é um processo. Porque, verdade seja dita, de tempos a tempos, fazemos uma compra menos boa; uma ou outra peça mostra sinais de desgaste; o seu gosto pode evoluir... Pelo que, de tempos a tempos, é necessário editar e desintoxicar o seu guarda-roupa.
Eis os passos que deve seguir:
  1. Organizar e limpar o espaço em redor do seu guarda-roupa. Espaço esse que vai precisar durante a edição do seu guarda-roupa.
  2. Dividir a roupa por categorias tendo em consideração o seu destino:
  • Lixo: todas as peças que estão estragadas ou demasiado gastas para doar a outro.
  • Venda: peças que usou pouco ou nada e com as quais pode fazer algum lucro.
  • Alterar: todas as peças que necessitem de qualquer alteração e cuja alteração não fica demasiado cara (mais cara do que a própria peça).
É importante que repita este processo em todas as categorias do seu guarda-roupa. Roupa interior, acessórios e calçado incluídos. Imediatamente após reorganizar o seu guarda-roupa é importante:
  1. Deitar fora os sacos com as peças que são para o lixo.
  2. Criar uma lista de peças em falta.
  3. Levar as peças que necessitem de alterações à costureira/alfaiate.

2 comentários:

  1. Gostei do post, e o mas engraçado é que já comecei esta fase de organização/ limpeza e desocupação de roupas e coisas que não fazem falta (para pôr a casa bem mais leve e clean para receber as próximas estações) :)

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Helena!
      Esta é mesmo a altura ideal para o fazer! ;)
      Beijinho

      Eliminar

Obrigada pela vossa visita/comentário!