fevereiro 10, 2017

Valorização Pessoal | O minimalismo e a concretização de resoluções

A criação de novas resoluções a cada início de ano não é só uma tradição.  É uma excelente forma de recomeçar e entrar no novo ano cheia de entusiasmo.  No entanto, se procura viver de uma forma mais intencional pode considerar que criar novas resoluções é um pouco contraproducente. Se estiver determinada em evitar enredar-se no ciclo vicioso de perseguir objetivo atrás de objetivo e nunca se sentir inteiramente realizada pode realmente ser contraproducente. Por outro lado, se olhar para a sua lista de novas resoluções e sentir um entusiasmo constante para as concretizar de forma a viver com mais intenção, então está no bom caminho.
Estabelecer objetivos pode mesmo ser uma boa ferramenta para aprender a viver no momento, uma vez que se auto desafia a descobrir o que a faz feliz e o que acrescenta valor à sua vida.
Então, como estabelecer objetivos de uma perspetiva minimalista?
 
  1. Estabeleça, no máximo, 3 resoluções. Limitar-se a um número reduzido de objetivos permite-lhe certificar-se de que fez a escolha certa além de evitar comprometer-se em demasia. Note que o seu tempo e energia não são recursos renováveis pelo que é obrigatório que seja seletiva na forma como decide gastá-los. Estabeleça resoluções que farão uma diferença realmente positiva na sua vida e que a entusiasmem diariamente. Ainda que a assustem ligeiramente. As resoluções maiores são as que mais a motivarão a ultrapassar obstáculos e as que mais sentido trarão à sua vida.
  2. Saiba o que a motiva. Se a sua resolução for realmente grande, a sua motivação só dependerá do quanto quer que a resolução se concretize. Esta irá exigir-lhe tempo e esfoço e muitos serão os momentos em que só terá vontade de atirar a toalha ao chão e é aí que a sua resiliência será posta à prova. Uma boa ajuda será ter cada uma das resoluções escritas, assim como, todos os pequenos passos que terá de concretizar para chegar onde pretende. O importante é que se mantenha focada nos benefícios que de cada resolução irão advir e o quanto sairá prejudicada se não fizer nada para lutar pelo que quer.
  3. Foque-se no processo e não no resultado. Depois de estabelecer as suas resoluções, é importante descortinar como as pretende concretizar. E aqui, é importante focar-se no processo. Os pequenos passos que, todos os dias, a colocarão mais perto do que pretende alcançar. Daí advêm 3 grandes benefícios:
  • Aprenderá a viver no e o momento presente.
  • Eliminará a ponte entre o que deseja e o que realiza para concretizar cada resolução.
  • Reduzirá o stress ao aumentar o foco em todas as pequenas tarefas que a levarão à conquista de uma grande resolução.
Todos os bons hábitos e rotinas diárias criadas para a concretização de cada resolução irão permanecer presentes na sua memória por tempo indeterminado o que permite que a resolução seja fácil de manter.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!