fevereiro 03, 2017

Minimalismo | Como viver com mais intenção

 
 
 
Minimalismo é a arte de remover o que não acrescenta valor à sua vida e criar espaço para o que acrescenta. Menos tralha, menos compromissos, menos pensamentos negativos e relacionamentos tóxicos. Mais tempo livre, espaço e energia para o que realmente lhe interessa e importa. Essencialmente, o minimalismo está relacionado com a descoberta das coisas, pessoas e atividades que são importantes para si e acrescentam valor à sua vida. Parece simples mas não é. Isto porque estamos tão embrenhados na rotina diária que se torna difícil prestar real atenção a quem somos e o que queremos. A verdade é que nos vamos afastando (ainda que sem querer!) dos nossos valores e princípios e tentamos preencher essa lacuna da forma mais "fácil": mais compras, mais compromissos e mais pessoas em nosso redor. O minimalismo é, então, o caminho para voltar e/ou aprender a fazer escolhas mais conscientes e viver com intenção em vez de simplesmente entulhar a sua vida e permitir que os outros ditem a forma como gasta o seu tempo.
Uma ideia que é importante desmistificar é que o minimalismo serve maioritariamente para aprender a livrar-se das suas coisas. O que não é, de todo, verdade. No entanto, as suas coisas são um bom ponto de partida. As suas coisas não são apenas coisas. Elas contam a sua história, os seus sonhos e aspirações e os seus valores e princípios. Por isso é que, tantas vezes, se torna muito difícil livrar-se delas. Para si não é "só" uma coisa. É, isso sim, uma representação de algum momento importante da sua vida carregada de lembranças e sentimento. Fazer uma purga de tudo o que já não tem lugar na sua vida pode ter um efeito bastante terapêutico, visto que a força e ajuda a lidar com determinadas emoções.
A sua casa também tende a ser um reflexo autêntico da sua mente. Uma mente desarrumada equivale a uma casa e vida desorganizadas. O ser humano precisa de um ambiente organizado e arrumado para se sentir calma e em paz. E  a verdade é que após lidar com a tralha que a rodeia torna-se muito mais fácil lidar com os restantes aspetos da sua vida.
O minimalismo não é sobre ter/fazer o menos possível. É sobre ter/fazer somente o que precisa ou quer. Ser minimalista tem um significado diferente para cada pessoa. Existe a ideia pré-concebida de que o minimalismo é, acima de tudo, ter menos. Quando o minimalismo é sobre retirar da sua vida tudo o que lhe retira energia. E após criar espaço é sobre acrescentar o que lhe dá energia.
 
Em suma, para viver com mais intenção basta:
  1. Conhecer as suas prioridades.
  2. Parar de se comprometer em demasia.
  3. Livrar-se da tralha.
  4. Não almejar ser produtiva as 24 horas do dia.
  5. Cuidar da sua mente.
  6. Comprar menos mas melhor.
  7. Fazer uma tarefa de cada vez.
  8. Desligar as notificações.
  9. Eliminar subscrições.
  10. Sorrir mais.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!