fevereiro 27, 2017

Consumo | Como praticar um consumo mais consciente

 
 
 
Praticar um consumo consciente não está apenas relacionado com o local onde faz as suas compras. É óbvio que encontrar lojas e marcas mais ecológicas é uma boa estratégia e um passo importante. Mas há mais estratégias que pode seguir, melhores decisões que pode tomar e que, facilmente podem incrementar a sua rotina de compras e acrescentar valor à sua imagem.
 
1. Comprar menos: a quantidade de peças de roupa que compramos está  intimamente ligada à quantidade de recursos que usamos. Estudos indicam que, em média, compramos 70 peças de roupa por ano. O que significa, na prática, que a cada 5 dias acrescentamos uma peça ao nosso guarda-roupa. Comprar menos pode parecer pouco divertido mas não é. De todo. Comprar menos torna-nos melhores consumidores. Tornarmo-nos mais seletivos, o que acaba sempre por ter um impacto positivo no seu estilo pessoal.
 
2. Optar pela qualidade: é a parte mais importante para a criação de um guarda-roupa mais ético e tornar-se um consumidor mais consciente. Peças de roupa de melhor qualidade têm uma maior durabilidade. Logo não tem que, constantemente, comprar peças novas para as substituir. As peças de boa qualidade têm, também, uma melhor aparência e suavidade ao toque. É óbvio que reconhecer a boa qualidade pode ser um pouco complicado para quem está sempre rodeado por promoções e campanhas publicitárias durante a maior parte da vida. Mas isso é facilmente contornável. [Tema a abordar brevemente]
 
3. Manter o que já tem: se pretende criar um guarda-roupa mais ético e consciente e que lhe dure o máximo de tempo possível, vale muito a pena ter o cuidado de ir mantendo as peças de boa qualidade. Mas uma vez privilegiada a qualidade, fazer uma boa manutenção também lhe permite reduzir o custo que essa peça pode ter ao longo da sua vida. Principalmente se for tendo o cuidado de as guardar/pendurar da forma mais adequada e as lavar apenas quando estritamente necessário.
 
4. Reduzir as lavagens: o que fazemos com uma nova peça de roupa assim que chegamos a casa é mais importante do que julgamos. Lavar uma peça de roupa em demasia apenas levará a que esta perca em durabilidade. Logo, é importante que comece a reduzir as lavagens a que submete as suas peças de roupa ao estritamente necessário. Além de poupar recursos, está a poupar dinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!