fevereiro 13, 2017

Beleza | Como simplificar a sua rotina de beleza

 
 
 
O Desafio Beleza Sem Desperdício continua a dar cartas. Em suma, o objetivo é criar uma rotina de beleza de cuidados de rosto, corpo e cabelo que se adeque às minhas necessidades com o maior número de benefícios possível e o menor número de produtos. O propósito deste desafio é chegar ao final do ano com uma rotina de beleza minimalista (bem estabelecida e oleada) mas eficaz de maneira a destralhar o armário do wc e poupar tempo e dinheiro ao encontrar o conjunto de produtos ideal para as necessidades da minha pele e cabelo.
A verdade é que o processo é mais desafiante do que antecipei. Isto porque como o meu armário estava consideravelmente bem abastecido de produtos e estes não se gastam todos numa utilização única. Tenho vindo a notar que vou demorar a terminar cada um dos produtos. Tempo esse que pode ser investido na procura de alternativas e na análise da minha pele e cabelo de forma a facilitar a posterior escolha e compra dos produtos certos.
 
O que descobri até agora?
  • A pele do corpo é muito mais fácil de cuidar e manter que a pele do rosto. Isto acontece porque produtos destinados ao cuidado da pele do corpo ao terem uma única especificidade, nomeadamente, o tipo de pele. Permitem a existência de uma grande variedade de opções.
  • Os produtos para o cuidado do corpo, contrariamente aos do rosto, não têm o propósito único de melhorar substancialmente a qualidade da nossa pele. Logo, o preço é consideravelmente mais baixo. Pelo que, é muito fácil comprar produtos em excesso e atulhar o armário do wc.
Que estratégias estou a utilizar?
  1. Reconsiderar as minhas necessidades. O primeiro passo foi, e está a ser, a descoberta exata das minhas necessidades. Sendo que, a minha perceção do que necessito pode ser distorcida ao longo do tempo, uma vez que me foi muito fácil de acumular uma grande quantidade de produtos. E aí serão os produtos a ditar o que uso e não o contrário. Daí, ser importante descobrir as necessidades exatas da minha pele e cabelo antes de desatar a comprar só porque sim.
  2. Ler os ingredientes. Ler opiniões sobre um determinado produto é sempre uma mais valia na hora de optar por um produto em detrimento de outro. No entanto, o gosto é bastante subjetivo e pessoal, pelo que, o que funciona para um pode não funcionar para outro. Logo, é fundamental ler o rótulo de ingredientes e,  mesmo que o produto seja o santo graal para outra pessoa, se algum dos ingredientes não for do meu agrado, a melhor opção será descartar esse produto e procurar um que realmente preencha os meus requisitos e necessidades.
  3. Compreender o estado atual da minha pele e cabelo. Para ter uma perspetiva real do meu cabelo e pele há algum tempo que tenho vindo a usar cada vez menos produtos de forma a compreender as reais necessidades de cada um. A verdade é que, ao usar muitos produtos, alguns com efeitos bastante diferentes, rapidamente a minha pele e o cabelo mostram sinais de exaustão. Ao simplificar a rotina e a quantidade de produtos em uso. O resultado pode ser uma agradável surpresa. Algumas condições/ características que atribuía à minha pele e cabelo acabam por não se confirmar. E a consciencialização de estar a entupir pele e cabelo com ingredientes e produtos desnecessários é avassaladora e libertadora na mesma medida.
  4. Criar uma rotina realmente simples. Um passo fundamental que tenho vindo a praticar com regularidade é, apenas, utilizar os produtos e passos estritamente necessários para manter pele e cabelo saudáveis e higienizados. Para tal, os produtos que estão em lista de espera não se encontram na prateleira dos produtos que uso diariamente. A ansiedade para os terminar rapidamente desapareceu e a rotina de cuidados com a pele e cabelo tornou-se num momento especial em de exasperante.
  5. Procurar produtos multifunções. Uma rotina de cuidados de pele e cabelo com produtos específicos para suprir apenas uma necessidade apenas vão entupir o armário do wc e tornar a rotina diária mais complexa que o desejável. Uma boa alternativa é procurar produtos que reúnam ingredientes e propriedades que permitam ser utilizados com diferentes objetivos. Além de poupar tempo e espaço. O orçamento mensal também agradece.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!