janeiro 18, 2017

A B C do Estilo | Guia Completo para criar um Armário Cápsula [O meu exemplo]

Por definição, armário cápsula é uma seleção criteriosa de peças de roupa que refletem o seu estilo pessoal e objetivos de vida e que lhe permitam apresentar-se bem em qualquer ocasião. Existem diversos significados para este conceito, nomeadamente, no que ao número de peças diz respeito. Criar um bom armário cápsula requer que tenha em consideração a estética e a funcionalidade de cada peça. No entanto, em vez de querer incorporar ambas características em cada uma das peças obrigatoriamente, uma boa estratégia é considerar as suas escolhas alternando entre o lado estético e a funcionalidade da peça de forma a simplificar o processo.
Há muito que ambiciono criar um novo guarda-roupa. De raiz. Que seja o real reflexo da minha personalidade. Após várias tentativas e erros. E após decidir aderir à corrente minimalista. Aderir ao conceito de armário cápsula era o próximo passo. Não que seja obrigatório na corrente minimalista. Simplesmente me dei conta que o que há tanto ambicionava era precisamente isto. Assim sendo, decidi colocar em prática as dicas e informação que vou partilhando. E, de uma vez por todas, criar o Meu Armário Cápsula. Como tudo na vida, é um processo. Que, já sei, será longo. Mas não tenho pressa. Sobretudo porque me dei conta que finalmente encontrei o que procurava. No que ao meu estilo ao diz respeito. E porque o orçamento, além de ser reduzido. Não servirá para qualquer compra de impulso. Cada nova aquisição será muito bem pensada e planeada. Ensinamento retirado da corrente minimalista. A verdade é que me dei conta que, sinceramente, não tenho paciência para estar sempre a comprar. Prefiro, sem sombra de dúvida, investir em boas peças. Nem que isso implique que o armário cápsula demore muito tempo a ser criado. O objetivo é apenas ter o que me traz alegria no meu guarda-roupa. O que não se coadunar com o meu estilo pessoal não terá aqui lugar. Mas vamos ao que interessa. O passo-a-passo que segui para criar o meu armário cápsula:
 
1º Passo: Definição do conceito
É a melhor parte do processo. É um passo fundamental e obrigatório para a construção do meu armário cápsula ideal: a definição do meu estilo pessoal. Só assim a minha imagem será  o reflexo verdadeiro da minha personalidade, estilo e objetivos de vida. Após definir o meu estilo pessoal (é uma mistura dos estilos clássico, urbano e romântico) e a minha paleta cromática, foi importante fazer uma lista de todos os elementos que farão parte do meu armário cápsula. E aqui fui realmente específica. Ainda que a lista apenas faça sentido só para mim.
Seguidamente, foi  importante ter presente qual é a conjugação de peças à qual recorro com maior frequência.  Qual é a minha zona de conforto. Ela foi uma preciosa ajuda na hora de delimitar o número de peças do meu armário cápsula, até porque serão as que existem em maior número no meu guarda-roupa. As que usarei com maior frequência e que exigem um maior grau de versatilidade entre si.
O meu coordenado de eleição é: Jeans + camisola básica + malha + calçado. A base é sempre a mesma. Seja qual for a estação. Quanto muito muda o material da camisola (algodão, poliéster...);  o comprimento da manga (curta, 3/4 ou comprida) e o calçado (botas, sabrinas, ténis ou sandálias).
 
2º Passo: Definir a estrutura do armário cápsula
De forma a traduzir o meu conceito para um armário cápsula funcional foi importante fazer uma estimativa do número de peças que farão parte do meu armário cápsula. Esta tarefa será uma preciosa ajuda na hora de assimilar o número de peças que realmente necessito na minha vida. O conceito de armário cápsula não é estanque. O objetivo é que, com o passar do tempo, se consiga saber exatamente as peças de roupa que faz sentido manter no guarda-roupa. Confesso que também não sou muito adepta da criação de um armário cápsula especifico para cada estação. Mas respeito quem o faz. Para mim, por enquanto não faz sentido. O objetivo é construir um armário que se adapte a qualquer estação/ocasião. Pelo que vou:
  • Partir do meu coordenado de eleição e incluir na lista as diferentes versões de cada peça por forma a potencializar ao máximo cada uma ao criar variados coordenados usando a mesma conjugação de peças de diferentes formas.
  • Distribuir as prioridades no que respeita às peças que vou comprar de forma inversamente proporcional à importância que cada peça tem no meu guarda-roupa. Peças que são de uso recorrente estarão em maior número que peças de uso ocasional.
  • Considerar os cuidados de manutenção que cada peça requer de forma a conseguir ter sempre as peças de uso recorrente em boas condições de utilização.
 
3º Passo: Esboçar o armário cápsula
Agora que tenho definida a estrutura do meu armário cápsula. É chegada a altura de compreender quais são as peças que se encontram presentemente no meu guarda-roupa e que preenchem os requisitos estabelecidos. E aqui é importante ir analisando cada categoria de peças  tendo em consideração a sua cor, corte, material e funcionalidade de forma a perceber quais as falhas a colmatar tendo em consideração a lista de peças criada. O resultado foi:
 
 
Blazers
Tops/T-shirts
Jeans
Blusas
Malhas
Camisas
Calções
Casacos
Calçado
Preto
Branco
Ganga média
Branco
Azul claro
Branco
Ganga média
Ganga média
All Star branco
Cinzento
Cinzento
Ganga clara
Preto
Azul marinho
Ganga
Azul marinho
Preto fazenda
Sabrinas padrão cobra
Azul marinho
Padrão navy
Cinzento
 
Rosa fúchsia
Risca azul clara
Preto
Cinzento fazenda
Stan Smith rosa
 
Padrão floral
 
 
Gola alta branca
 
Cinzento
Capa preta fazenda
Merrell cinzento
 
 
 
 
Gola alta cinzenta
 
Branco
Blusão primavera camel
Botins castanho
 
 
 
 
Gola alta preta
 
 
 
 








Esta é então a minha lista de compras para os próximos tempos. Agora é uma questão de consoante o orçamento e a disponibilização das peças pelas minhas marcas de eleição ir adquirindo cada um dos itens até riscar o último. O objetivo é comprar todos os itens da lista. Pelo que não sei prever o tempo que vou demorar até terminar a lista. O que sei é que, com toda a certeza, esta é a minha lista de compras. E, futuramente, este será o meu armário cápsula. Foi e continuará a ser um processo longo. Mas, finalmente, posso afirmar com toda a certeza que, agora sim, estou no caminho certo.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!