janeiro 15, 2017

A B C do Estilo | Como conseguir o guarda-roupa perfeito para o ambiente profissional

Qualquer que seja a sua profissão e ambiente profissional é fundamental ter um bom guarda-roupa. Este deve fazê-la sentir-se profissional, confiante e pronta para qualquer desafio. Sem esquecer que deve estar em consonância com o seu estilo pessoal e a sua personalidade. Ora, e quais são as necessidades que o seu guarda-roupa profissional deve suprir?
  1. Ajudar a parecer e sentir-se profissional e dar a confiança necessária para enfrentar apresentações, conferências, reuniões, conversas com superiores hierárquicos, etc.
  2. Ser 100% confortável e funcional.
  3. Respeitar o dress code da empresa sem descurar o seu estilo pessoal.
 
Ambiente Formal
O propósito é criar um guarda-roupa versátil e específico para o trabalho. Isto porque, é muito mais fácil de o planear, além de lhe permitir que o restante guarda-roupa seja o reflexo completo do seu estilo pessoal, o que nem sempre é totalmente possível no ambiente profissional.
Se o conceito de dress code é, para si, sinónimo de aborrecido, então uma boa ideia será procurar novas inspirações, seja dentro ou fora do seu local de trabalho. O fundamental é que encontre novas formas de o interpretar e que pode começar a incorporar no seu guarda-roupa.
Depois de ter uma ideia bem formada sobre o seu guarda-roupa profissional, é fundamental que invista as suas energias  em encontrar algumas peças-chave de boa qualidade que serão a base do seu guarda-roupa. O importante é que o número de opções seja limitado de forma a que se concentre em características como a cor, o material e a forma como a peça lhe assenta.
Fazer um bom uso do seu conjunto de acessórios é uma grande mais-valia para incutir a sua personalidade no seu estilo pessoal sem desrespeitar o dress code da empresa. Procure peças que acrescentem valor e informação à sua imagem.
 
Ambiente Informal
O propósito é criar uma seleção de peças-chave que coordenem entre si e com as suas peças de roupa mais formais. Se colabora numa empresa com ambiente informal e sem dress code estabelecido, certamente terá maior liberdade na hora de escolher o que vestir.  Por outro lado, existem empresas que mesmo não tendo um dress code estabelecido fazem chegar aos seus colaboradores algumas linhas orientadoras de estilo e imagem que tendem a ser respeitadas. Se for nova na empresa, é importante que  durante a entrevista ou no seu primeiro dia se informe sobre esta questão.
Seguidamente, é importante selecionar de forma criteriosa todas as peças que respeitam as linhas orientadoras da empresa e, caso se mostre necessário, comprar peças que lhe permitam colmatar quaisquer falhas no seu guarda-roupa e/ou peças que acrescentem valor ao seu guarda-roupa e imagem. Após ter  reunidas todas as peças necessárias faça uma lista de possíveis coordenados de forma a facilitar o processo de escolha e a minimizar o stress matinal.
 
A partir de casa
O propósito é investir em peças que lhe permitam sentir-se pronta para qualquer tarefa. É certo que pode perfeitamente vestir o que bem lhe apetecer visto que, à partida estará sozinha em casa. No entanto, tal não significa que o seu guarda-roupa profissional não é importante. É fundamental criar uma rotina matinal que a prepare para o modo empreendedora: acordar todos os dias à mesma hora; tomar o banho diário e um bom pequeno-almoço e vestir uma roupa confortável antes de se sentar à secretária para trabalhar. As peças devem ser funcionais, confortáveis e fazê-la sentir-se pronta para, caso se mostre necessário, sair rapidamente sem ter que perder tempo a trocar de roupa. Se tem o hábito/necessidade de frequentar eventos sociais com regularidade, deve certificar-se que  tem peças que lhe permitam elevar os seus coordenados de forma a não fazer má figura.

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