janeiro 11, 2017

A B C da Moda | O blusão de ganga

Levi Strauss, o pai do denim, após ver os seus jeans reconhecidos e serem adotados por tudo o que era empregado industrial, devido à resistência do material, começou a questionar a utilização da ganga e a pensar em novos usos para este material. E assim surgiu o primeiro modelo daquele que viria a ser  o blusão de ganga. Este foi, também, criado a pensar nas necessidades dos trabalhadores fabris. Era um modelo simples, com dois bolsos na parte da frente e de corte direito. O modelo foi evoluindo até que, em 1905, a Levi's Strauss & Co. lançou o seu modelo de blusão de ganga oficial da marca feito de uma ganga de lavagem escura, corte direito e com apenas um bolso à frente, sendo que o conceito de confortable workwear se manteve durante os primeiros anos..
Era uma peça assumidamente direcionada para o mercado masculino até que, em 1961, Marilyn Monroe o usou tendo como propósito mostrar que esta peça poderia facilmente fazer parte do guarda-roupa feminino. Tarefa concretizada com o maior sucesso e que levou o blusão de ganga a alterar-se ligeiramente ficando bastante próximo do modelo que hoje tão bem se conhece. Os bolsos subiram e perderam tamanho, o corte ficou mais cintado, a lavagem assumiu-se como mais clara e o preço baixou consideravelmente. O que levou a que a peça deixasse de ser assumidamente masculina para assumir contornos mais femininos e sensuais. E rapidamente se tornou um símbolo de estilo.
Passado mais de um século da sua criação, o blusão de ganga tornou-se um clássico. Uma peça básica presente na grande maioria dos guarda-roupas mundiais. Funciona como uma boa aposta na hora de complementar qualquer visual e fará parte do guarda-roupa feminino e masculino para sempre. Investir nesta peça tão versátil é, quase, obrigatório. E são muitas as conjugações que permite:
  1. Ganga e Preto: para dar um toque irreverente ao seu visual, opte por usar o blusão de ganga conjugado com peças de cor preta.
  2. Ganga e Padrões: para dar mais informação ao seu visual, opte por usar um blusão de ganga conjugado com peças estampadas para dar um toque mais feminino ao visual.
  3. Ganga casual chic: para explorar todas as potencialidades da ganga, opte por usar o blusão de ganga com peças mais clássicas.
  4. Ganga em ambiente profissional: para desconstruir ligeiramente o visual, opte por usar o blusão de ganga em conjunto com peças mais clássicas ou tendência de forma a conseguir a sofisticação que o ambiente profissional exige.
  5. Ganga e camadas: para fugir ao frio e conseguir suportar as altas temperaturas, opte por fazer do blusão de ganga uma camada que pode retirar ou acrescentar sempre que sentir necessidade.
  6. Ganga e tom sobre tom: para criar um visual mais criativo, opte por conjugar o blusão de ganga com a mistura de diferentes padrões dentro do mesmo tom.
  7. Ganga e renda: para criar um visual bastante elegante e feminino, opte por conjugar o blusão de ganga com peças de renda.

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!