dezembro 16, 2016

Valorização Pessoal | Dicas para evitar a Procrastinação

  1. Conheça-se. É um processo difícil e bastante complexo. Isto porque muitas são as vezes em que não vemos o nosso próprio erro. Logo, é fundamental termos a iniciativa de nos avaliarmos e tomar real consciência do quanto a procrastinação nos pode atrapalhar. É importante fazermos um balanço e analisar todos os hábitos que nos levam a adiar  a conclusão de tarefas. Só assim conseguirá identificar os potenciais erros e encontrar forma de os corrigir.
  2. Use e abuse do planeamento. Muitas pessoas não compreendem a real importância do planeamento e da estipulação de metas e objetivos. É  a melhor ferramenta ao seu dispor para que compreenda quais são os seus horários de maior produtividade e cumprimento de tarefas. Além de que o processo de anotar e riscar as tarefas após a sua conclusão dão a qualquer pessoa a validação extra do seu comprometimento em evitar a procrastinação.
  3. Trabalhe em locais organizados. O ambiente que nos rodeia é indicativo do nosso estado de espírito. Trabalhar em ambientes desorganizados e atulhados em tralha apenas nos transmitem falta de vontade, letargia e preguiça. Logo, é fundamental organizar o seu local de trabalho antes de pôr mãos à obra ou, à falta de melhor alternativa, procurar locais organizados e que sejam frequentados por pessoas produtivas para que seja contagiada e não deixe nenhuma tarefa por concretizar.
  4. Seja realista. É importante estipular tarefas reais e com prazos razoáveis, caso contrário, o resultado será um grande grau de frustração que resultará, consequentemente, em procrastinação.
  5. Recompense-se. E aqui é importante ter em mente que não me refiro a recompensas monetárias. A recompensa deve sempre ser proporcional à tarefa concretizada para que esta não se torne num motivo para adiar as outras tarefas e voltar a entrar no ciclo da procrastinação.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!