dezembro 30, 2016

Organização | Dicas para ser mais organizada/o

  1. Conhecer a sua rotina. É importante conhecer exatamente aqueles que são os seus momentos mais ociosos e mais produtivos. Pare e pense. Examine  racionalmente a sua rotina e descubra os horários em que tem maior tendência a procrastinar, os horários mais produtivos e os horários em que melhor realiza as tarefas que lhe consomem mais tempo. Acredite que faz uma enorme diferença.
  2. Estabeleça prioridades. Há sempre alguma tarefa que consome mais tempo e se torna a nossa atividade principal. Logo, é importante ter o cuidado de a colocar em destaque na lista de tarefas a realizar e estabelecer prioridades a partir desta de forma a otimizar a gestão de tempo e realizar todas as tarefas programadas sem existirem sobreposições.
  3. Planeie. É importante conhecer as tarefas que é necessário realizar e esperar, sempre, o inesperado. Se tiver o cuidado de atribuir um horário a cada tarefa, esta vai tornar-se real. Logo, é fundamental que planeie o seu dia de forma a que nenhuma tarefa importante fique por concretizar.
  4. Encontre o método de organização ideal para si. Para que a sua rotina flua com naturalidade e a sua vida se mantenha organizada é importante descobrir qual o método de organização que melhor se adequa ao seu caso. Vá testando diferentes métodos até encontrar o seu. Pode optar por usar uma agenda, um planner, o telemóvel, o computador, o tablet...O importante é encontrar a melhor forma de se organizar.
  5. Não tenha pressa. Encontrar um método de organização que funcione exige tempo, dedicação e disciplina. Logo, não há nenhum problema em ir errando. O importante é não desistir, ir limando arestas, testando novos métodos, ou até mesmo novas rotinas. Conceda-se um tempo de adaptação e vá-se adaptando a uma nova rotina mais organizada. Com o tempo, o seu nível de organização aumentará sem que se aperceba.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!