dezembro 15, 2016

Beleza | Rotina de Cabelo atualizada


(Se pretenderem ver a rotina em formato de vídeo basta clicar aqui.)
 
Champô Bain Vital Dermo Calm, Kérastase
Champô Bain Divalent, Kérastase
Champô Bain Fluidealiste, Kérastase
Champô Bain Force Architecte, Kérastase
Champô Bain  Exfoliant Hydratant, Kérastase
Máscara Force Architecte, Kérastase
Champô fortificante e anti queda, Klorane
Leave in diário, Klorane

A minha pele e o meu cabelo requerem cuidados específicos constantes. Consistência é mesmo a palavra chave. Isto porque se, por qualquer motivo, falhar num dos cuidados ele dá imediatamente sinal. O que eu agradeço, escusado será dizer. E se há época difícil para o meu cabelo é a mudança de estação. Nomeadamente a chegada do Outono e/ou  Primavera. E este ano não foi exceção. Se bem que, este ano, a época problemática começou em pleno verão. Cortesia do meu sistema nervoso. A verdade é que este ano sofri uma enorme queda de cabelo e o meu cabelo ficou fragilizado como há muito tempo não acontecia. O que me obrigou a ter cuidados redobrados e criar uma nova rotina de cabelo que garantisse os cuidados necessários.


Quando comecei a sofrer de queda de cabelo. E após uma breve pesquisa dei de caras com este champô da Klorane e a verdade é que é um verdadeiro salva vidas. (Podem saber a minha opinião completa aqui). E, como não poderia deixar de ser, este ano voltei a recorrer a ele. Um pouco tarde no combate à queda tenho que o admitir. Pelo que, os resultados demoraram um pouco mais a surgir. A verdade é que é um produto que já não deixo terminar cá por casa. Apesar de agora me encontrar na fase de manutenção. Quando uso este champô, a minha rotina é muito simples. Basicamente, na primeira lavagem do cabelo uso um champô da Kérastase (alterno entre o Bain Force Architecte e o Bain Fluidealiste, consoante as necessidades do meu cabelo no momento) e na segunda lavagem utilizo então o champô da imagem. Uma vez que retirei o condicionador da minha rotina de cabelo. E que este champô da Klorane mostra resultados mais eficazes se respeitarmos o seu tempo de pose (cerca de 3 minutos). Após a lavagem e com o cabelo ainda húmido aplico uma noz do leave in de manga no cabelo e deixo atuar enquanto o cabelo seca.


Apesar de ter eliminado o condicionador da minha rotina de cabelo. Tenho o cuidado de, com alguma regularidade, utilizar uma máscara. E a minha máscara de eleição é a Force Architecte. Nomeadamente se a utilizar em conjunto com o champô. É uma gama que me foi dada a conhecer pela minha atual cabeleireira quando estava a recuperar o meu cabelo da agressão que as madeixas lhe provocaram.
Como o meu couro cabeludo é bastante sensível e tem grande facilidade em criar descamação. Outro champô que já não deixo terminar cá em casa é o Bain Vital Dermo Calm. (Podem ler a minha opinião completa aqui). É perfeito para usar em alturas críticas de descamação. Ou sempre que noto que o couro cabeludo se encontra particularmente sensível. Se notar que a utilização deste champô não é suficiente. Recorro ao Bain Exfoliant Hydratant. Este champô por se assemelhar a um exfoliante. Uma vez que tem pequenas partículas exfoliantes na sua composição. Deve ser utilizado seguindo à risca as instruções da embalagem por forma a não agredir desnecessariamente o couro cabeludo. É perfeito para retirar completamente todas as partículas de descamação e pode ser utilizado por pessoas que sofram com caspa. Uma das mais valias deste produto é que os seus efeitos se prolongam no tempo, logo não é necessária (sendo mesmo de evitar!)  a sua utilização com frequência.
Finalmente, sempre que noto que o meu couro cabeludo precisa de uma limpeza profunda. Opto por usar o Bain Divalent, específico para couro cabeludo oleoso. Como se trata de um champô purificante, após a sua utilização, noto que o meu cabelo fica limpo em profundidade. Como o meu cabelo é seco e este champô é adequado a cabelo com tendência a oleoso apenas o utilizo uma vez por mês ou a cada dois meses.
Como é óbvio não utilizo todos os produtos numa lavagem. Até porque, se assim fosse, não fazia mais nada. O que faço, basicamente, é optar pelos produtos que melhor se adequam às necessidades do meu cabelo no momento. Por norma opto sempre por embalagens de 500ml visto que a relação preço/quantidade é muito vantajosa. É certo que todos estes produtos são um investimento. Mas além de, sempre que me é possível, os comprar em promoção. A verdade é que, são os produtos que melhor funcionam no meu cabelo. E visto que a maioria vem dotado de doseador não desperdiço produto e cada embalagem dura meses. Acreditem!
Uma vez que me encontro em fase de recuperação da queda de cabelo há algumas estratégias que utilizo para evitar ao máximo fragiliza-lo ainda mais:
  • Apenas penteio o cabelo quando já está seco.
  • Seco, sempre, o cabelo ao natural.
  • Uso toalhas de microfibra que não agridem tanto o cabelo e o ajudam a secar com maior rapidez.
  • Sempre que prendo o cabelo, opto por usar uma mola para não o agredir desnecessariamente.
  • Corto as pontas a cada 8 semanas para que continue a crescer saudável.
De momento são estes os cuidados e os produtos que o meu cabelo precisa e que estão a mostrar resultados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!