novembro 18, 2016

A B C do Estilo | Vantagens e desvantagens de ter um estilo próprio

 


 
 
Ter um estilo próprio exige determinação. E personalidade. Determinação para não se preocupar em seguir tendências e apenas usar peças com as quais se identifica. E personalidade para usar a roupa como forma de expressar quem é, de onde vem e para onde vai e o que pretende conquistar. Ter um estilo próprio pode ser um pouco avassalador. São algumas as dificuldades que vai encontrar. No entanto, os benefícios são manifestamente compensadores.
 
Desvantagens
  • Vestir-se para corresponder às expetativas do outro. O pior que ode fazer por si e pela sua imagem é procurar agradar ao outro antes de se agradar a si mesmo. A sua imagem deve ser um reflexo de si e da sua personalidade e não um reflexo do que esperam de si.
  • Sentir-se desconfortável. Antes de comprar qualquer peça é fundamental experimentar a peça e decidir se esta é um reflexo da sua personalidade. Se tal não acontecer, não compre. Se o fizer, sempre que usar essa peça qualquer pessoa irá perceber o seu desconforto.
  • Ter dificuldade em respeitar o dress code e o ambiente/ocasião. Saber respeitar o dress code não é, apenas, usar uma determinada peça de roupa em determinada ocasião. É isso tendo em consideração o seu estilo próprio. De outra forma, dificilmente se sentirá enquadrada.
  • Ter dificuldade em coordenar corretamente o seu look. Antes de comprar qualquer peça de roupa é fundamental ter o discernimento de saber se esta irá conjugar  com as peças de roupa que já possui. Se assim não for, o resultado será um acumular de peças de roupa e um aumento contínuo da dificuldade de montar looks que estejam em harmonia com o seu estilo e personalidade.
  • Não saber valorizar os seus pontos fortes e minimizar os fracos. Se não tiver presente o seu estilo próprio, na hora de se vestir, o resultado será uma valorização dos pontos fracos e minimização dos fracos. Quando se pretende precisamente o contrário.
  • Vai desperdiçar muito dinheiro. A o comprar peças de roupa com as quais não se identifica, o resultado será o puro desperdício de dinheiro. Isto porque grande parte das peças irão ficar esquecidas no fundo do seu guarda-roupa.
Vantagens
  • Vai economizar dinheiro. O que não vai acontecer imediatamente. Visto que determinados estilos podem requerer algum investimento para criar um guarda-roupa de base. No entanto, com o tempo e tendo em consideração o seu estilo pessoal, vai deixar de comprar peças que não precisa e que não se identificam consigo e com a sua personalidade.
  • Vai economizar tempo. Ao ter no seu armário apenas as peças com as quais se identifica e de que gosta verdadeiramente vai economizar imenso tempo na hora de escolher o que vai usar, nem irá ter peças de roupa esquecidas algures no fundo do armário. Se gosta verdadeiramente da peça não vai perder tempo a decidir se a vai querer usar.
  • Vai estimular a sua criatividade. Se tiver e abraçar o seu estilo próprio verá um aumento exponencial da sua criatividade e vontade de experimentar novas conjugações e descobrirá que o seu estilo pessoal é muito mais do que vê na montra da sua loja favorita.
  • Vai aumentar a sua autoestima. Uma consequência direta do item acima. Usar peças de roupa que gosta verdadeiramente e com as quais se identifica vai aumentar bastante a sua autoestima. É uma excelente forma de valorizar quem é ao invés do que tem o que lhe dará uma maior liberdade para ser quem é sem ter de usar peças de roupa como muletas.
  • É um processo contínuo. Criar e conhecer o seu estilo próprio é um processo contínuo no tempo. Vai demorar, visto que os gostos vão variando à medida que vai crescendo e formando a sua personalidade. No entanto, chegará a um ponto em que as dúvidas e dramas na hora de se vestir se dissiparão visto que o investimento em si e na sua imagem está tão enraizado que o outro facilmente o reconhecerá no meio de uma multidão.
  • Vai conhecer ao pormenor o seu corpo. Independentemente do que gosta de vestir, existem as peças que lhe assentam bem e outras que não assentam tão bem. Quando descobrir e abraçar o seu estilo próprio vai deixar de usar peças de roupa que desvalorizam o seu tipo de corpo e que não lhe tragam nada de positivo.  Ter um estilo próprio implica saber ao pormenor o que deve usar para valorizar os seus pontos fortes e minimizar os fracos.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!