outubro 06, 2016

Consumo Consciente | 10 Motivos para aderir ao Minimalismo

  1. Diminuição do consumo de roupa, calçado e produtos de beleza. É o efeito mais imediato da adesão a este estilo de vida. A redução destes bens, bem como a consequente, diminuição da sua compra permitem uma poupança enorme no orçamento mensal, no espaço que se ocupa e no tempo que se gasta nas mais simples tarefas diárias.
  2. Diminuição do desperdício alimentar. Uma das áreas onde se desperdiça um grande valor monetário é a alimentação. Nomeadamente, na compra exagerada de produtos alimentares perecíveis. São muitos os alimentos que diariamente são deitados ao lixo por ter terminado o seu prazo de validade. Depois de aderir ao minimalismo ganha-se uma nova consciência relativa ao consumo e rapidamente se aprende a consumir de uma forma mais ponderada e com o mínimo ou zero desperdício.
  3. Diminuição das despesas mensais. Um dos efeitos que rapidamente se nota. Isto porque se começa a ter uma real consciência das despesas mensais e se começa a perceber quais são as despesas que se podem manter e as que facilmente podem ser eliminadas. Seja através da mudança de tarifários, adoção de formas de consumo mais ecológicas, etc.
  4. Diminuição do consumo de energias renováveis e não renováveis. Uma das primeiras lições do minimalismo é aprender a discernir o que é essencial do que é supérfluo. E, muitas são as vezes, em que damos maior importância ao supérfluo. Com a adesão ao minimalismo apenas existe o essencial na vida do dia a dia. E o desperdício de energias deixa rapidamente de existir.
  5. Criação e utilização de um orçamento mensal. É a melhor estratégia para controlar as despesas e discernir o essencial do supérfluo. A poupança a longo prazo pode ser imensa.
  6. Diminuição da utilização do cartão de crédito. Ao ponto de deixar de o utilizar completamente. Só assim se evitam compras desnecessárias e se poupa realmente bastante o orçamento mensal.
  7. Diminuição de compras por impulso. O minimalismo permite aprender a fazer compras ponderadas e bem pensadas. Ao comprar somente o que se necessita, além de poupar o orçamento, diminui o desperdício, o tempo e o espaço que usa/ocupa.
  8. Aumento da resistência a pressões externas para o consumo. A partir do momento em que se aprende a consumir, a pressão da sociedade para consumir de forma desenfreada diminui drasticamente até deixar de existir completamente.
  9. Aumento do autoconhecimento. Um dos maiores privilégios de aderir ao minimalismo. A introspeção é frequente e permite que qualquer um se conheça ao mais ínfimo pormenor.
  10. Aumento da auto motivação. Ao ver os resultados a motivação vai automaticamente aumentando e progressivamente sendo uma constante na vida do dia a dia ao ponto de se querer continuar neste estilo de vida.
 
 
 

2 comentários:

Obrigada pela vossa visita/comentário!