setembro 05, 2016

A B C do Estilo | O Guarda Roupa Francês de 5 peças

 
 

 
 
Paris é a capital da moda no mundo. No entanto, a mulher parisiense não é, de todo, uma vítima da moda. Bem pelo contrário, ela conhece bem o seu estilo e corpo, pelo que, dificilmente erra na hora de saber se determinada peça lhe assenta na perfeição. O seu estilo vai evoluindo no tempo, a par da sua personalidade, apesar de existir um conjunto de peças que perdura no tempo no seu guarda roupa. São elas: uma camisa branca de bom corte; 3 t-shirts (branca, preta e cinzenta) de boa qualidade; uma blusa de excelente corte e num material nobre; um blazer estruturado; um vestido preto; uma camisola com inspiração náutica; um par de jeans de corte direito e sem lavagem; um trench coat; malhas de boa qualidade; uma  mala de bom corte e material duradouro; sapatos rasos para o dia-a-dia e sapatos de salto alto para eventos e/ou cerimónias; acessórios simples e de boa qualidade.
O estilo francês é muito apreciado pelo mundo e são muitas as mulheres que fazem dele a epítome do estilo. Definir o estilo francês não é fácil mas não é impossível. São várias as características que o definem e o diferenciam das restantes:
  • É um estilo clássico mas moderno.
  • É um estilo, aparentemente, simples.
  • É um estilo chique sem se esforçar para tal.
  • É um estilo que privilegia poucas peças de roupa de muito boa qualidade.
Assim como, são várias as diretrizes a seguir para usar o estilo francês:
  1. Opte por comprar peças básicas e clássicas de bom corte e muito boa qualidade.
  2. Opte por não usar peças de roupa que mostrem ostensivamente a sua marca. A discrição é palavra-chave.
  3. Certifique-se que se sente confiante e confortável com a roupa que usa. Calçado incluído.
  4. Certifique-se que não exagera na quantidade dos acessórios.
  5. Certifique-se que não exagera na imagem em geral. A maquilhagem e a roupa devem estar em sintonia e primar pela simplicidade e elegância.
 
 
 
Aliado ao estilo francês surgiu o conceito de guarda roupa francês de 5 peças. Este consiste em limitar a cinco o número de peças de roupa adquiridas por estação. Ao aderir a este conceito, a mulher aprende a planear as suas compras, o que leva a uma maior economia e um consumo mais consciente. Aqui, a melhor aposta são as peças básicas. E o que são as peças básicas, afinal?
  • São peças que facilmente se usam todos os dias sem enjoar.
  • São peças que combinam com qualquer uma das peças existentes no armário.
  • São peças sem as quais não consegue viver, esteja onde estiver.
  • São os elementos de ligação entre as restantes peças do guarda roupa.
  • São feitas de materiais que vão durar muito tempo e que, mesmo bastante usadas, mantêm uma boa aparência.
Portanto, o objetivo é apenas adquirir 5 peças novas por cada estação a fim de limitar a quantidade de peças que se adquirem a cada estação. As peças adquiridas deverão acrescentar personalidade ao seu estilo e dar um up à sua imagem.
[É de salientar que só é aconselhável fazer este processo após se ter uma boa base para trabalhar. Se não possuir um número confortável de peças de roupa não terá a tarefa facilitada.]
 
 

 
 
Quem por aí já conhece este conceito? E quem já aderiu?
 

1 comentário:

Obrigada pela vossa visita/comentário!