setembro 28, 2016

A B C do Estilo | O Feng Shui como aliado da moda




Feng Shui é um termo de origem chinesa e cuja tradução literal é vento e água que representam o ying yang que nada mais é que uma dualidade que descreve duas peças fundamentais opostas e complementares. O Feng Shui pode ser um grande e bom aliado da moda. Nomeadamente na hora de escolher o que vai usar numa ocasião específica ou no exercício de uma determinada atividade.
Tendo em consideração o significado de Feng Shui, as cores que usamos afetam as nossas emoções e influenciam a forma como um julga e interage com o outro. Uma recomendação é que se escolha a cor, o padrão, o material e o corte das peças de roupa baseada na teoria dos Cinco Elementos do Feng Shui. Esta teoria é o nome dado pelos princípios do Feng Shui às cores que nos rodeiam. Os elementos são o Fogo, a Água, o Metal, a Terra e a Madeira. Cada um tem uma cor característica, um corte característico e determinados atributos. Sempre que se usa uma cor ou corte que representa um elemento específico, o resultado é a projeção para o outro dos atributos dessa cor ou corte.
 
O que diz cada um dos elementos?
Fogo: está relacionado com profissões na área da comunicação ou pessoas que gostam de transmitir uma imagem dramática. As cores associadas ao elemento fogo são o vermelho, o laranja e o roxo. No que respeita aos padrões, a preferência recai no padrão animal e em materiais como o cetim de corte estruturado.
 
Terra: está relacionado com profissões viradas para a comunidade ou pessoas que gostam de estabilidade. As cores associadas ao elemento terra são o castanho e o amarelo. No que respeita aos padrões, a preferência recai nos quadrados e em materiais como a flanela  ou o tweed de corte reto.
 
Metal: está relacionado com profissões viradas para a cultura ou pessoas que gostam de elegância. As cores associadas ao elemento metal são o branco, os tons pastel e os tons metálicos. No que respeita aos padrões, a preferência recai no padrão de bolas e materiais brilhantes de corte curvilíneo.
 
Água: está relacionado com profissões viradas para as artes ou pessoas que gostam de elegância e de projetar a sua força interior. As cores associadas ao elemento água são o preto e o azul marinho. No que respeita aos padrões, a preferência recai nos padrões com cornucópias ou abstratos em materiais como veludo ou chiffon de corte fluido.
 
Madeira: está relacionado com profissões viradas para a saúde ou desporto ou pessoas que gostam de sentir energia e são bastante ativas. As cores associadas ao elemento madeira são o verde e o azul. No que respeita aos padrões, a preferência recai sobre os padrões de riscas em materiais como o algodão ou o linho em corte retangular.
 
O que dizem as cores sobre mim?
Vermelho: é a cor perfeita para que a atenção alheia recaia sobre si. É uma boa cor para usar quando fizer apresentações em público ou sempre que se quiser destacar no meio da multidão.  No entanto, é uma cor a evitar se for uma pessoa nervosa ou ansiosa.
 
Rosa: é a cor do romance e da diversão. É uma boa cor para usar sempre que quiser resolver algo com alguém que seja importante para si, por ser uma cor suave e que ajuda a minimizar sentimentos como a raiva.
 
Amarelo: é a cor que potencia a estabilidade. É uma boa cor para usar sempre que tiver uma decisão importante a tomar.  No entanto, é uma cor a evitar sempre que se sentir cansada, porque ajuda a baixar os níveis de energia.
 
Verde: é a cor do desenvolvimento e do crescimento. É uma boa cor para usar sempre que estiver a aprender novas competências ou quando precisar de um boost de energia.
 
Castanho: é a cor do conforto. É uma boa cor para quem se sentir assustada ou insegura. No entanto, deve ser evitada sempre que for lidar com pessoas teimosas.
 
Preto: é a cor da força, autoridade e do poder. É uma boa cor para quem procura transmitir  liderança e/ou mistério. No entanto, é uma cor a evitar sempre que não pretender ser o centro das atenções.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!