setembro 21, 2016

A B C do Estilo | Como ter uma boa imagem para uma entrevista de emprego

A imagem pessoal é uma forma de comunicação muito poderosa pelo que é importante que esta comunique da forma mais correta possível. A forma como um candidato se apresenta ao recrutador é fundamental. Ao ponto de, muitas vezes, ser o fator diferenciador que pode ou não determinar se este é selecionado para ocupar o cargo a que se candidata. Mesmo sendo um bom profissional, com uma vasta experiência e perfeitamente apto para o cargo a que se candidata. Se a sua imagem não for um reflexo da sua competência, profissionalismo e confiança, o resultado pode não ser o esperado.
Para não correr o risco de cometer nenhum erro de estilo na sua próxima entrevista de emprego, basta:
  1. Pesquisar sobre a empresa a que se candidata. Decida o coordenado que vai usar na entrevista em função do dress code da empresa. Além de ter presente o perfil do cargo ao qual se candidata.
  2. Sentir-se confortável com a escolha do coordenado. É um passo fundamental para transmitir uma boa imagem pessoal. Isto porque a confiança que sente com a roupa que está a usar transparece para o recrutador. Logo, é importante sentir-se bem, confiante e ter liberdade de movimentos.
  3. Conhecer as cores mais indicadas para usar.  Os tons escuros e neutros são as melhores opções visto que se tratam de uma escolha segura, uma vez que são associadas a pessoas que gostam de trabalhar e trabalham bem em equipa. Além de transmitirem uma mensagem de estabilidade, profissionalismo e credibilidade.
  4. Não desviar o foco da entrevista. Uma entrevista de emprego tem como principal objetivo avaliar as capacidades e habilidades do candidato. O fundamental é ser lembrado pelo que sabe e é capaz de fazer, pelo valor que pode acrescentar à empresa e não pela sua aparência. Logo, é fundamental evitar usar um coordenado que leve o recrutador a perder o foco em si.
  5. Atuar como vendedor da sua imagem pessoal. A entrevista de emprego é o momento certo para mostrar o seu valor. Escolher uma roupa que lhe dê segurança na hora da entrevista que seja um reflexo da sua personalidade é meio caminho para o sucesso. A sua imagem pessoal fala por si e pela forma como se relaciona com o outro e o mundo em geral. A roupa é uma ferramenta de comunicação, logo enquanto vendedor da sua imagem pessoal é importante não esquecer o conteúdo e a embalagem.
  6. Não esquecer o básico. A higiene, o asseio e o cuidado pessoais são um reflexo de alguns dos traços da sua personalidade. Se não cuidar da sua aparência e da forma como se apresenta dificilmente vai conseguir passar uma imagem de responsabilidade e credibilidade para assumir o cargo a que se candidata.
 
Regras a ter em consideração:
  • A roupa deve ter as proporções e tamanho certos para o seu tipo de corpo.
  • A roupa tem que estar obrigatoriamente limpa e bem engomada.
  • O cabelo deve estar bem limpo, cuidado e bem penteado, sem exageros.
  • As unhas devem estar bem limpas e cuidadas.
  • Se usar maquilhagem, deve optar por algo simples e natural.
 
Para uma entrevista de emprego numa empresa com dress code formal, a melhor opção é optar por um look sóbrio e mostrar a sua personalidade nos acessórios.
 
 

 
 
Para uma entrevista de emprego numa empresa com dress code semi-formal, é importante manter a sua jovialidade sem esquecer a simplicidade e, novamente, optar por mostrar a sua personalidade nos acessórios.
 
 

 
 
Para uma entrevista de emprego numa empresa com dress code informal, a melhor opção é escolher um look que transmita a sua criatividade sem descurar o profissionalismo.
 
 

 
 
A evitar:
  • Decotes muito pronunciados.
  • Bijuteria muito barulhenta.
  • Saias/vestidos muito curtos.
  • Roupa interior visível.
  • Roupa muito justa.
  • Roupa transparente.
  • Roupa rasgada.
  • Roupa demasiado desportiva ou canal.
  • Roupa demasiado gasta.
  • Óculos de sol como acessório para o cabelo. Nunca. Jamais!
 
Boa Sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!