junho 23, 2016

A B C do Estilo [Especial Cerimónias] | Dicas de estilo para convidadas

  1. Preparação é a palavra de ordem. A preparação da presença numa cerimónia é um processo. Processo esse que envolve várias condicionantes: o local e hora do evento, o coordenado, o cabelo e a maquilhagem, o calçado e os acessórios, a proximidade com quem organiza o evento...Nada deve ser deixado ao acaso e toda a informação que conseguir reunir sobre o evento será uma mais-valia na hora de escolher o coordenado que vai utilizar. Com a devida antecedência faça uma prospeção de mercado para conhecer as diferentes opções ao seu dispor a todos os níveis, até para perceber qual o investimento que será necessário fazer e se este está dentro das suas possibilidades.
  2. Conhecer o estilo e biótipo pessoais é obrigatório.  Os fatores mais importantes para que a sua imagem seja bem sucedida são o seu estilo pessoal e o seu biótipo. Nunca é demais lembrar que o seu estilo deve ser um reflexo da sua personalidade, sob pena de não se sentir confortável com o coordenado escolhido. Tão ou mais importante que conhecer o seu estilo pessoal é conhecer o tipo de corpo. Deve ter bem presente quais são os seus pontos fortes e menos fortes na hora de escolher o que vai usar. Só assim saberá escolher qual o corte, modelo, cor e material mais indicado para si.
  3. No poupar está o ganho. Que não deve descurar a sua imagem já sabe. O que talvez não saiba é que não é necessário arruinar o orçamento mensal ou a conta poupança para se apresentar impecavelmente no dia do evento. Ao escolher a roupa que vai usar vestir é importante escolher um modelo que não seja exclusivo para esse evento. Opte, isso sim, por um modelo que facilmente possa transitar para outros eventos ou, até mesmo, para o seu dia a dia. Relativamente à maquilhagem e ao cabelo, se souber recriar maquilhagens e penteados, pode sempre optar por deixar isso a seu cargo. O mesmo se aplica à manicure, pédicure e depilação.
  4. Respeitar o dress code sem descurar o conforto é fundamental. Um evento é sempre um momento especial, nomeadamente, porque se trata de uma celebração. Logo, é importante que a sua imagem se coadune com a ocasião. Mais importante ainda, é não descurar o conforto e estar preparada para qualquer imprevisto. Logo, é importante fazer-se acompanhar  por um pequeno kit de emergência. Este kit deve conter tudo o que considerar necessário para que a sua imagem esteja sempre impecável. Como a maquilhagem que está a usar para um eventual retoque durante o dia; um par de sapatos rasos para usar ao final da noite; um par de meias extra para uma eventualidade; o perfume que está a usar em formato travel size para reaplicar ao longo do dia, etc... Mulher prevenida vale por duas.
  5. Dizer não às cópias é uma boa estratégia. A melhor opção para não correr o risco de existir uma convidada com uma peça igual à sua é procurar diferentes opções em lojas menos comerciais. Uma vez que se trata de um evento especial pode optar por um modelo exclusivo e criado para si; pode optar por um modelo disponível numa qualquer loja tradicional ou até mesmo, recorrer a uma loja online. As opções são cada vez mais, pelo que optar por uma marca mais comercial não é a única opção.
Dicas extra:
  • Caso se trate de um casamento informal, opte por tecidos fluidos.
  • Opte por peças em materiais mais nobres como a seda ou organza.
  • Use acessórios contrastantes, tanto no modelo, como na cor e material.
  • Os vestidos longos são permitidos, mas não obrigatórios, em cerimónias noturnas e formais.
  • Descarte o uso de relógio. Se não conseguir viver sem ele, certifique-se que usa um modelo clássico e elegante.
  • Cerimónias noturnas permitem peças de roupa em tons mais escuros e com mais brilhos.
  • Em vez da ultrapassada echarpe, saiba que pode optar por um blazer ou bolero estruturados num material mais nobre como alternativa para agasalho.
  • Se optar por usar um chapéu na cerimónia, tenha em atenção o tamanho do chapéu para não incomodar os restantes convidados. Certifique-se que o mantém durante a cerimónia e que o retira durante a refeição.
  • Opte por acessórios de boa qualidade.
  • Caso se trate de uma cerimónia informal, arrisque na cor e/ou padrão das peças ou no contraste destas com os acessórios.
Evite a todo o custo:
  • Usar peças com excesso de brilho em cerimónias diurnas.
  • Usar um look total branco ou preto. Não é elegante. De todo!!
  • Decotes excessivos e/ou peças demasiado curtas.
  • Peças com demasiadas transparências.
  • Peças demasiado confortáveis. (jeans, malhas, tecidos como algodão, veludo e bombazina...)
 
Fique com alguns looks de inspiração...
 
 
 



 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários:

Obrigada pela vossa visita/comentário!