maio 03, 2016

A B C do Estilo | Como tirar o melhor partido da cor no Guarda Roupa

 
 
 
A cor é a maior mais valia de qualquer guarda roupa. Quando se fala de cor é importante ter em consideração as diferentes características da cor. São elas, a temperatura, a intensidade e a luminosidade. A temperatura da cor pode ser fria ou quente. Cor fria é aquela que tem como base a cor azul. Nomeadamente os azuis, os roxos e os rosas. Cor quente é aquela que tem como base a cor amarela. Como acontece com os amarelos, vermelhos, laranjas e castanhos. A intensidade da cor diz respeito ao facto de uma cor ser clara ou escura. E a luminosidade refere-se ao facto de uma cor poder ser pastel ou luminosa.
Falar de cor obriga a falar de harmonias cromáticas. E o que são harmonias cromáticas? São diferentes combinações de cores que permitem tirar um melhor partido da silhueta e da imagem pessoal. Existem 4 tipos de harmonias cromáticas. As harmonias monocromáticas. As harmonias complementares. As harmonias contrastantes. E as harmonias análogas.
 
Uma harmonia monocromática é a combinação de diferentes tons da mesma cor em diferentes temperaturas. Nomeadamente tons claros e tons escuros. É a harmonia perfeita para quem procura alongar a silhueta e criar a ilusão de ser mais magra.
 

 

 
 
 
Uma harmonia complementar é a combinação de duas cores, no mesmo tom, de temperaturas diferentes. É a harmonia perfeita para quem procura criar um coordenado contrastante chamar sobre si mais atenção.
 

 

 
 
 
Uma harmonia análoga é a combinação de cores vizinhas da mesma temperatura mas com diferente intensidade. É a harmonia perfeita para quem procura uma imagem mais composta mas com menor contraste.
 

 

 
 
 
Uma harmonia contrastante é a combinação de diferentes cores com diferentes temperaturas mas com a mesma intensidade. É a harmonia perfeita para quem procura criar uma imagem harmoniosa sem ser demasiado contrastante. O truque é escolher uma cor predominante e criar o coordenado partindo dessa cor e da coordenação com as restantes.
 

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!