abril 07, 2016

A Consultoria de Imagem como ferramenta para mudar os hábitos de consumo

O incentivo ao consumo é cada vez  mais uma prática comum. Todos os dias somos levados a querer ter mais. Cada vez mais. Sempre mais. O mundo da moda é o que mais incentiva ao consumo. As coleções estão em constante atualização. As marcas entopem qualquer caixa de entrada de e-mail com promoções, saldos e afins. E o ser humano dificilmente resiste.
Durante uma boa parte da minha vida consumismo era o meu nome do meio. Gostava sempre de tudo. E precisava sempre de tudo. (Quem nunca!?) Era raro. Para não dizer impossível. Entrar numa loja e não gostar ou querer algo. Estava-me no sangue. O resultado era sempre o mesmo. Ia comprando de tudo um pouco. Nomeadamente e, quase sempre, peças que pouco ou nada tinham a ver comigo. E com a minha personalidade. Com o passar do tempo fui construindo um guarda-roupa que. Verdade seja dita. Nunca foi um reflexo da minha personalidade, estilo ou objetivos de vida. Pode parecer um pouco radical. Mas é a mais pura das verdades. O processo de autoconhecimento pessoal está intimamente ligado à descoberta do estilo pessoal. É sempre um processo longo e que requer disciplina e perseverança. E a descoberta pessoal que fui fazendo nos últimos anos é a maior prova disso.
A descoberta da Consultoria de Imagem trouxe-me muitas mudanças. O facto de finalmente compreender que a minha paixão por moda e beleza não era só um capricho ou motivo de vaidade. O facto de me consciencializar que não é errado ter orgulho na imagem pessoal. E saber que o meu estilo pessoal deve obrigatoriamente ser uma reflexão de mim própria. Deve falar por mim sem serem precisas quaisquer palavras. O facto de descobrir ser possível criar um guarda roupa equilibrado e funcional. Versátil e perfeitamente adequado para qualquer tipo de situação e/ou estação do ano. A maior mudança foi, sem sombra de dúvida, o facto de me ter permitido mudar os meus hábitos de consumo. Com a Consultoria de Imagem aprendi a comprar. E hoje faço o que antes julguei ser impensável. Passo meses inteiros sem comprar qualquer peça de roupa. E não sinto a menor falta. Criar um novo guarda roupa tem sido um objetivo pessoal. Que com calma tem vindo a ser concretizado. Ainda tenho um longo caminho pela frente, bem sei. Mas já não existe mais pressa. Não há mais qualquer "necessidade" de ter esta ou aquela peça. Porque essa necessidade não era real. Nunca foi. Hoje sei comprar as peças certas para o meu tipo de corpo. Sei quais as cores que melhor funcionam para mim. Sei como valorizar e/ou disfarçar certos aspetos do meu corpo.  Poupo tempo, espaço e (muito!) dinheiro. Evito desperdício. E, acima de tudo, mostro respeito por mim.  Sim, mudar hábitos de consumo também é mostrar respeito por cada um de nós. E, nomeadamente, por quem não é respeitado profissionalmente. E é constantemente vítima de exploração e todo o tipo de abuso só para que uma determinada marca disponibilize constantemente novas coleções.
Se considero essencial que qualquer pessoa recorra a uma Consultora de Imagem? Sim, sem a menor dúvida. Principalmente para se conhecer melhor. Compreender que a sua imagem pode e deve falar por si. Aprender a comprar e investir em si. Sim, recorrer a uma Consultora de  Imagem é um investimento em si e na sua imagem. Principalmente porque após o contacto com uma Consultora de Imagem descobrirá o prazer que é divertir-se com a sua roupa. E aprender a transmitir a imagem certa. Ainda são muitas as pessoas reticentes em recorrer à Consultoria de Imagem. Porque é muito caro. Porque é coisa de rico. Porque é coisa de quem não tem que fazer ao dinheiro. Enfim, as desculpas são muitas. Sim, desculpas. Não passam de desculpas esfarrapadas. Se pensarmos sobre o assunto. Investir numa Consulta de Imagem é tão (ou mais válido!) que investir num maço de tabaco, por exemplo. Ao investir numa Consulta de Imagem está a investir em si. Está a mostrar respeito por si. E sempre que mostra respeito por si. É, automática e obrigatoriamente, respeitada/o. Acredite.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!