março 23, 2016

Organização | Dicas para arrumar a mala de viagem

 
 
A Páscoa está a chegar. E são muitas as pessoas que optam por fazer umas mini férias ou fim de semana prolongado. Independentemente do motivo da viagem. Há dúvidas que permanecem. Qual o melhor modelo de mala. Que peças de roupa levar. Como otimizar o espaço na mala. E por aí diante...
Se vai aproveitar os próximos dias para viajar. Ou se tem uma viagem de trabalho agendada para brevemente. Espreite aqui tudo o que precisa de saber...
 
Escolha da mala
 
1. Escolher a mala. O primeiro passo, e o mais importante, é escolher o modelo da mala que o/a vai acompanhar na sua viagem. É importante que o faça com relativa antecedência. Assim, se for necessário fazer alguma compra, evita nervos e preocupações desnecessários. Caso se trate de uma viagem longa, a melhor opção será viajar com uma mala de porão e outra de cabine. Nesta apenas levará o essencial: os seus documentos, a sua necessaire com os seus produtos de higiene e beleza essenciais e algumas mudas de roupa para algum imprevisto.
Se se tratar de uma viagem curta, pode optar por colocar o essencial dentro da sua mala e assim evita levar consigo tanta bagagem. Ao comprar uma mala de viagem tenha atenção às seguintes premissas:
  • Opte por um modelo com 4 rodas. Assim, todo o peso da mala recai sobre o chão e não sobre as suas costas.
  • Opte por um modelo com puxador retrátil. Este facilita bastante o processo de despachar a mala, uma vez que o puxador entra completamente dentro da mala.
  • Opte por um modelo resistente.
  • Opte por um modelo com forro e divisórias internas. Assim pode separar as peças de roupa, do calçado e acessórios sem correr o risco de danificar alguma coisa.
2. Tenha em consideração o peso da mala. O peso da bagagem permitido é revisto com alguma frequência, pelo que, se optar por um modelo de mala mais leve, mais coisas poderá levar consigo sem correr o risco de ter que pagar taxas extra por excesso de bagagem. Sem esquecer que existem  muitas cidades, cujos terminais de transporte e/ou hotéis não são dotados de elevadores e/ou escadas e passadeiras rolantes. Logo, quanto mais leve a sua bagagem for, melhor para si.
 
3. Certifique-se de que a sua mala respeita as regras da bagagem de mão. É fundamental consultar as diretrizes da companhia aérea que escolheu, sob pena de ter penas desagradáveis. Caso esteja a planear fazer compras no seu destino, lembre-se que vai querer trazer tudo de volta consigo. Logo, levar uma mala extra ou deixar espaço suficiente na sua mala, será uma boa estratégia.
 
4. Não se esqueça de identificar a sua mala. Uma simples etiqueta com os seus dados pessoais é suficiente. Se preferir, pode sempre optar pelas etiquetas que algumas companhias aéreas disponibilizam. Certifique-se, com a devida antecedência, que a companhia em que escolheu viajar, as disponibiliza. Certifique-se, ainda, que fecha a mala com cadeado, a fim de evitar surpresas desagradáveis.
 
5. Separe, sempre, a sua necessaire. Opte por um modelo maior para colocar na mala de porão e um modelo mais pequeno para levar consigo. Nela apenas irão produtos de higiene básicos. Tenha, no entanto, em atenção as embalagens que leva consigo na necessaire de mão. Antes de viajar informe-se relativamente às embalagens permitidas, a fim de evitar problemas.
 
Preparação da mala
 
1. Consulte a meteorologia do local de destino. É sempre importante saber quais as previsões meteorológicas para a duração da viagem. Estas permitem evitar dissabores no que diz respeito à roupa que vai levar consigo. Mais vale prevenir que remediar...
 
2. Separe os itens que vai levar na bagagem de mão. Escolha apenas os itens básicos e essenciais. Na bagagem de mão devem constar:
  • Óculos de sol, de leitura e/ou lentes de contacto;
  • Medicação que possa precisar tomar no avião (e as respetivas prescrições médicas!);
  • Escova e pasta de dentes;
  • Uma muda de roupa e um pijama (para qualquer imprevisto!);
  • Escova de cabelo;
  • Aparelhos eletrónicos (Máquina fotográfica, telemóvel...);
  • Objetos pessoais e de valor;
  • Passaporte e documentos;
  • Um casaco para usar no avião;
  • Kit básico de maquilhagem.
3. Tenha em consideração a programação da viagem. É uma viagem de negócios ou de lazer? Irá frequentar eventos formais ou informais? Pretende percorrer longas distâncias a pé?... Quanto mais informação tiver acerca do que está programado fazer durante a viagem, mais fácil será escolher os coordenados que vai levar.
 
4. Disponha as peças e acessórios que pretende levar em cima da cama para os poder visualizar melhor. Tenha em atenção que repetir é a palavra de ordem. Optar por peças de bom corte e cores neutras é a melhor opção. Assim poderá repetir peças sem que os outros se apercebam que o está a fazer. Logo, deve evitar padrões que sejam difíceis de coordenar, peças de roupa que se amarrotem facilmente e deve, sempre, fazer dos acessórios os seus melhores amigos. São leves, não ocupam muito espaço na mala e permitem dar um up a qualquer coordenado. É, ainda, fundamental escolher cuidadosamente as malas que vai levar consigo. O ideal é escolher um modelo de cor neutra e outro mais pequeno que poderá usar numa saída à noite ou num evento mais formal.
 
5. Reveja tudo o que separou. O ideal é que vá revendo tudo o que separou para levar consigo e que vá fazendo pequenos ajustes até que chegue à quantidade de peças ideal.
 
Organização da mala
 
1. Escolha o coordenado que vai usar no dia da viagem. Opte por vestir e calçar as peças mais pesadas e volumosas para economizar espaço na mala.
2. Comece por colocar a roupa na mala tendo em consideração que por baixo deve colocar as peças que não amarrotam e assim sucessivamente até colocar, em último lugar, as peças que amarrotam mais facilmente.
3. Coloque as meias dentro dos sapatos para evitar que estes percam a forma.
4. Sempre que possível, opte por enrolar as peças de roupa. Este pequeno gesto permite preencher todos os espaços vazios na mala.
5. Se tiver que levar consigo um fato ou uma peça que amarrote muito e muito facilmente coloque-o na mala com os braços e as pernas de fora. Coloque outras peças por cima e quando terminar de fazer a mala, coloque os braços e pernas para dentro de forma a abraçar as restantes peças. Assim evitará que se amarrotem em demasia.
6. A roupa interior pode ser acondicionada nas laterais da mala ou num compartimento separado.  Pode optar por colocar todas as peças num saco de tecido para as manter organizadas.
7. Os acessórios e a necessaire devem ser acondicionados nas laterais da mala, por forma a não danificar a roupa. Não se esqueça de acondicionar embalagens com líquidos em sacos de plástico para o caso de existir algum derrame de produto.
8. No dia anterior à viagem certifique-se que coloca o despertador para tocar a horas de chegar a tempo ao aeroporto; reserva o táxi para o dia seguinte e confere a checklist para se certificar de que não se esquece de nada.
 
 
 
Boa viagem!!!
 

2 comentários:

  1. É sempre uma dor de cabeça fazer as malas, sobretudo agora que tenho um filho! Antes já achava que era difícil mas agora é ainda pior!! ahaha

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com organização tudo se torna mais fácil Ana!
      Sempre que precisar, a Lima Limão disponibiliza o serviço de organização da mala para evitar todas essas preocupações! :)
      Beijinho

      Eliminar

Obrigada pela vossa visita/comentário!