janeiro 28, 2016

Valorização Pessoal | Como combater a procrastinação



É uma palavra difícil. E o resultado assustador. É basicamente o ato de arrastar no tempo a concretização de tarefas e, consequentemente, objetivos. É um ciclo vicioso. Mas pode ser travado. E para isso basta:
  • Conhecer-se a si própria. Saber como se comporta diariamente em relação às tarefas que tem que realizar diariamente e descortinar as atitudes que a levam a procrastinar é um passo importante para saber como agir em relação à procrastinação. Assim como criar formas de mudar essas atitudes. Ao conseguir atingir uma determinada mudança, a sua produtividade aumentará de forma considerável.
  • Fazer listas. Para se organizar melhor, é importante criar uma lista de tarefas na qual determina o horário de realização da mesma. Assim irá diminuir o stress e, automaticamente, aumentar a qualidade e produtividade do seu trabalho e, consequentemente, sentir-se mais motivada para cumprir as restantes tarefas.
  • Determinar objetivos. É importante reforçar os motivos pelos quais pretende realizar determinada tarefa de forma a se sentir motivada a concretizar essa tarefa. Analise os seus interesses e veja a tarefa a realizar sobre uma nova perspetiva.


  • Criar um ambiente adequado. Ter um ambiente isento de distrações é fundamental para o aumento de produtividade. Descubra o seu local favorito para trabalhar e quais as ferramentas das quais não pode prescindir para ser produtiva.
  • Ser realista. É importante estipular metas claras e que possam ser alcançadas. Assim como, é fundamental não esquecer que a realização de tarefas e concretização de objetivos leva o seu tempo e, nem sempre, ocorre como planeado. Ser paciente e determinada é imprescindível para não desmotivar nem procrastinar durante o processo.
  • Pensar positivo. É fundamental encorajar-se frequentemente a ser disciplinada e motivada para concretizar tarefas e, consequentemente, objetivos.


  • Não criar falsas expetativas. A imaginação é essencial na vida de qualquer um mas pode ser venenosa no processo de cumprir tarefas.. Quando se fantasia demasiado sobre o resultado que se procura, é mais difícil cumprir as tarefas planeadas. Ao deixar de fantasiar vai tornar-se, automaticamente, muito mais produtiva.
  • Criar um sistema de recompensas. Para se sentir e manter motivada e conseguir atingir os seus objetivos mais rapidamente, estabeleça um sistema de recompensas. Determine "prémios" para sempre que conseguir cumprir as tarefas do dia, assim como pequenas punições para os dias em que deveria ter produzido mas procrastinou.
  • Aprender a perdoar-se. A procrastinação é um fenómeno diretamente relacionado com a mente humana mas pode ser travada. Para tal tem de aprender a perdoar os erros que vai cometendo ao longo do processo. Algumas atitudes erradas não têm solução mas é fundamental aceitar que acontecem para que possa melhorar o seu desempenho no futuro.



2 comentários:

  1. Sempre com excelentes dicas para nos aprendermos a valorizar da melhor maneira! Parabéns!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas simpáticas palavras e pela constante presença! ;)
      Temos mesmo que ser os nossos melhores amigos e, por vezes, são pequenos passos que diariamente nos podem levar onde pretendemos chegar! ;)
      Beijinho

      Eliminar

Obrigada pela vossa visita/comentário!