novembro 12, 2015

Valorização Pessoal | Estratégias para ser bem sucedido e produtivo

 

 

 
 
O sucesso está é um reflexo da produtividade. E ser produtivo é, muitas vezes, difícil. Uma tarefa, quase, impossível. Falo por experiência própria. Ter uma empresa própria requer muito esforço e dedicação. E, para mim, é o meu objetivo de vida. É o meu maior sonho. A vida é feita de sonhos. E é da nossa responsabilidade própria lutar para os concretizar. É à concretização do meu sonho que me tenho dedicado nos últimos anos. É duro. Difícil. E, por vezes, ingrato. Mas acreditar é a palavra de ordem. A par com produzir. Ora para produzir mais e melhor é fundamental seguir algumas estratégias:
 
 
  • Criar relações de valor e estáveis. A melhor e mais importante relação que terão na vida. É a relação com vocês próprios. Por isso certifiquem-se que trabalham diariamente para serem melhores pessoas. Esforcem-se por ser verdadeiros convosco. Respeitem-se. Eduquem-se e valorizem-se. Acreditem nas vossas capacidades. E lutem com todas as forças para atingir os vossos objetivos. Aceitem-se como são, qualidades e defeitos incluídos. No momento em que criarem uma relação saudável convosco. Criarão relações saudáveis com os outros. No momento em que se respeitarem. Serão respeitados. No momento em que se aceitarem serão aceites. Certifiquem-se que as vossas relações interpessoais acrescentam valor à vossa vida. E vice-versa. Cerquem-se de pessoas positivas, bem sucedidas e bem resolvidas. E começarão a ver e a viver a vida mais livremente.
  • Estabelecer prioridades e limites. Criar um negócio próprio é sinónimo de não ter horários específicos. É sinónimo de não ter rotinas obrigatórias. É sinónimo de não ter responsabilidades de maior. Erro crasso. Se é assim que pensam. Não poderiam estar mais errados. Num negócio próprio é ainda mais obrigatório ser produtivo. Porque dependemos apenas de nós. E do nosso trabalho, esforço e dedicação. A base essencial para uma maior produtividade é o estabelecimento de prioridades e limites. É importante estabelecer rotinas. E cumpri-las à risca. É importante definir até onde podemos e queremos ir. E, todos os dias, agir de acordo com essas prioridades e limites. Ser proactivo é meio caminho andado para ser bem sucedido. Tentar, tentar, tentar. Até conseguir. O sucesso não é feito de quem tenta e ao primeiro fracasso deita a toalha ao chão. O sucesso é feito de quem tenta até que o único resultado seja o sucesso.
  • Criar objetivos regularmente. Uma boa forma de nos mantermos motivados a atingir o sucesso é criar objetivos com relativa frequência. É criar desafio constante. É sair da nossa zona de conforto. Ao atingir determinado objetivo. Por mais simples ou pequeno que seja. Está um passo mais perto de atingir o sucesso. Está um passo mais perto de concretizar o seu sonho. Certifique-se que todos os dias realiza uma determinada tarefa para concretizar mais um objetivo. Até os ter todos cumpridos. Depois só tem de começar de novo. E passo a passo o sucesso chegará até si.
  • Criar uma rotina diária. É um dos passos mais importantes para ser produtivo. Ter o meu próprio negócio levou-me a ter mais tempo livre. Que, nem sempre, era ocupado da melhor forma. Ao ponto de muitas vezes não me sentir motivada para continuar a perseguir o meu sonho. Talvez por nem sempre ter sido como ambicionava. Talvez por ser, diariamente, uma luta para provar o meu valor. A verdade é que, muitas vezes, procrastinava. E, verdade seja dita, se com esforço e dedicação já é difícil. Procrastinando torna-se quase impossível. Foi por isso que parei para pensar. E decidi criar uma rotina diária. Que teria como objetivo combater a procrastinação. Isso aliado ao facto de me obrigar a aprender a não perder tanto tempo com distrações. Que são apenas pequenas formas de nos fazer perder imenso tempo.

  • Ser organizado. Considero-me uma pessoa bastante organizada. Sou, completamente avessa a confusão e desarrumação. Gosto de manter tudo no seu devido lugar. E apontar tudo o que me possa vir a fazer falta. Sejam ideias, objetivos, datas, determinadas tarefas. Aqui ainda luto um pouco comigo própria. Porque apesar de adorar agendas. Não me consigo habituar a usar uma no dia a dia. Talvez por ainda não ter encontrado A agenda. Mas estou a trabalhar para isso.
 
A título de exemplo partilho aqui a minha rotina diária...
  • 8:00 - 8:30: Acordar. Uma boa forma de ser mais produtivo é acordar cedo de forma a aproveitar ao máximo o dia.
  • 8:30 - 9:30: Tomar o pequeno-almoço. É a minha refeição favorita e não a consigo dispensar. Gosto de a saborear com calma. Ao ponto de, se tiver uma determinada tarefa logo cedo. Não me importo nada de acordar ainda mais cedo para me certificar que tomo um bom pequeno-almoço.
  • 9:30 - 12:00: Fazer exercício físico e a rotina de higiene diária. Nos dias em que não vou correr opto por caminhar. E se tiver que realizar alguma tarefa fora de casa vou sempre com o meu equipamento desportivo e aproveito sempre para fazer exercício físico. Ao chegar a casa tomo um bom duche e as baterias estão carregadas para enfrentar o resto do dia. Os dias em que vou correr são sempre especiais para mim. Porque é durante a corrida que limpo a mente de dúvidas e preocupações.
  • 12:00 - 13:30: Almoço. Tenho a sorte de poder almoçar todos os dias com os meus pais e gosto bastante. Preparamos o almoço juntos. E partilhamos algum tempo em família. O que é sempre bom para estreitar os laços entre nós.
  • 14:00 - 18:00: Trabalho. Como o computador é a minha ferramenta de trabalho por excelência. E como quando estou no computador gosto de estar concentrada. Há muito tempo que opto por trazer o computador até à biblioteca local. E trabalhar a partir daqui. Sim, estou neste preciso momento no bar da biblioteca. Para mim funciona como uma forma de não estar sempre em casa. De me obrigar a estar concentrada e evitar diversas distrações. Além de todos os dias me cruzar com pessoas diferentes. O que, tantas vezes, me estimula a criatividade. Que, consequentemente, me permite ser mais produtiva.
  • 18:00 - 22:30: Jantar. Ver um episódio da minha série favorita. Fazer alguma pesquisa profissional ou pessoal. E estar com a minha família e amigos. Ao fim do dia é importante estarmos com quem nos diz tanto e partilhar bons momentos. Para mim é, ainda, importante ir dormir cedo. Para que na manhã seguinte não me custe tanto acordar.  E além disso, gosto de ter uma boa rotina de sono. Faz maravilhas por mim. A todos os níveis. Algo em que tenho vindo a trabalhar é o facto de não criar dependência das redes sociais. Confesso que durante muito tempo desperdicei imenso tempo nas redes sociais. Ainda não estou como quero, mas estou a trabalhar para isso. O meu objetivo é apenas visitar as redes sociais 2 a 3 vezes por dia. É o suficiente para me manter atualizada e não me distrair tanto.
Contrariamente ao que muitos acham ser produtivo e bem sucedido exige muito trabalho, esforço e dedicação. Não se consegue da noite para o dia. Mas com perseverança tudo é possível. Ainda não estou onde pretendo chegar. Ainda não atingi o sucesso. Mas acredito e todos os dias luto para o conseguir. Quem está comigo? ;)
 
Se tiverem outras dicas para partilhar, força!
Estou sempre aberta a sugestões! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!