novembro 16, 2015

Valorização Pessoal | 10 Dicas para uma vida saudável e feliz

Há algum tempo que tenho vindo a mudar. Nomeadamente de vida. Bem sei que não é fácil. Que nem sempre apetece. Que são muitos os obstáculos. Mas acredito que quando o processo terminar estarei orgulhosa do resultado. Os últimos anos têm sido particularmente difíceis. Mas a vontade de ser feliz é maior. E ultrapassa isso. Quando se quer muito uma coisa. Todo o universo conspira a nosso favor. Diz Paulo Coelho. E eu acredito cada vez mais nisso.
Não há melhor forma de começar uma semana. Que com a decisão de ser feliz. Se hoje acordou com essa decisão em mente. Saiba o que precisa de fazer...*
 
  1. Faça a escolha de ser feliz. Tantas vezes li e ouvi esta citação. E o pensamento que me ocorria era sempre que quem o dizia, fazia-o porque não passava por grandes obstáculos. Ou porque aparentava ter tudo muito facilitado na vida. Mas a verdade é que raramente é o que acontece. Cada um sabe dos seus obstáculos e dificuldades. Bem como das suas prioridades. A verdade é que tudo está relacionado com a forma como se encara a vida e as suas peripécias. Houve um dia que ao acordar decidi que aquele diz ia ser feliz. Que o menos bom seria apenas isso. Menos bom. E que o bom seria vivido com grande intensidade. Fosse o que fosse. Decidi mudar pequenos hábitos e pequenas rotinas. E, principalmente, decidi mudar a minha perspetiva sobre a vida. E a diferença é muito grande. Focarmo-nos apenas no bom faz uma diferença muito muito grande. Mesmo. E ser feliz está apenas a uma decisão de distância. A escolha de ser feliz.
  2. Conheça o seu valor. É fundamental estar sempre ciente do que vale. Ser confiante nas escolhas que faz e focar-se apenas nas características positivas. E trabalhar as menos positivas até chegar onde pretende. Se não gosta da forma como fala. Deixe de usar o calão e esforce-se por começar a falar melhor. Se não gosta do facto de ao escrever dar muitos erros ortográficos. Leia mais. Seja livros, revistas ou jornais mas leia. Se não gosta de alguma característica em específico peça ajuda a amigos ou familiares para melhorar nesse aspeto. Ainda que demore. O importante é agir. Os resultados surgirão mais cedo ou mais tarde.
  3. Vista-se bem, sinta-se bem. Um fator que contribui em muito para melhorar a sua vida é a sua imagem. É importante cuidar de si e "perder" tempo a mimar-se. Seja com uma ida mais regular ao cabeleireiro, à manicure ou esteticista. Seja com uma completa mudança de visual. Para aprender a tirar um melhor partido de si. E aqui eu posso ajudar. O importante é que se orgulhe da sua imagem. Todos os dias. E nos dias em que estiver menos bem. São os dias em que deve caprichar no look. Essa pequena transformação ajudá-la-á a encarar o dia de uma forma mais positiva. Se estiver confiante com a sua imagem. Nada nem ninguém lhe vão dizer que determinado sonho ou objetivo é impossível de concretizar.
  4. Faça exercício regularmente. Se, como eu, é pessoa para pensar em demasia nas coisas. Então é importante encontrar uma qualquer forma de escape. A minha é a corrida. Durante o tempo em que estou a fazer exercício não tendo a pensar tanto. Ou de forma tão negativa nas coisas. Consigo até, muitas vezes, tomar melhor determinadas decisões. Para além de ao focar-me no exercício. Esqueço a cabeça e concentro toda a minha atenção no corpo. Após o exercício sentir-se-á orgulhosa de si por não ter desistido e ter cumprido o seu objetivo.  Além de estar a contribuir para uma melhoria considerável da sua saúde.
  5. Faça uma alimentação equilibrada. A par com o exercício, fazer uma boa alimentação é meio caminho andado para melhorar a sua imagem pessoal e a sua autoconfiança. Sem falar na saúde. Ao ter o cuidado de ser mais criteriosa com o que come estará a mostrar mais respeito por si. E ao mostrar mais respeito por si. Será mais respeitada pelos outros.
  6. Rodeie-se de pessoas positivas. Todo o processo de mudança é facilitado quando se rodeia de pessoas positivas. Pessoas que encaram a vida e os seus obstáculos sempre com um sorriso na cara. Caso não as tenha por perto. Substitua-as por bons exemplos. Seja recorrendo a livros ou filmes. O importante é procurar inspiração e motivação para o árduo caminho que terá pela frente. E quando o processo de mudança lhe parecer muito lento ou difícil recorra a eles para encontrar forças para não desistir. Pessoalmente tenho algumas pessoas que me inspiram. E quando as coisas ficam difíceis. É a elas que recorro. E o resultado é sempre positivo.
  7. Mude a sua envolvência. Sempre que se sentir mais em baixo. E de mal com a vida. Experimente mudar o ambiente que a rodeia. Saia para uma caminhada ao ar livre. Ou para ver o por do sol. Faça compras num diferente supermercado. Oiça outro tipo de música. Veja uma comédia. Faça qualquer coisa fora da sua rotina. E verá que o humor muda instantaneamente.
  8. Dê. Dê mais de si aos outros. Seja na vida familiar. Aos amigos. Ou numa relação. Sejam bens materiais. Ou, sobretudo, tempo, carinho e atenção. Se tem algo que já não precisa ou faz falta dê a quem precisa. Se tem uma tarde livre e alguém próximo precisa de si. Esteja presente. E dê o seu melhor para mudar a sua situação. Dê mais de si aos outros. E a vida encarregar-se-á de lhe dar mais a si.
  9. Não se compare a ninguém. Um erro crasso. Que durante muito tempo tive a infeliz ideia de cometer. Isso não a levará a lugar nenhum. Acredite. Quanto muito. Ajudá-la-á a sentir-se ainda pior. E com mais vontade de desistir de tudo. Além disso, o facto de alguém estar em determinado ponto. Muitas vezes apenas quer dizer que já percorreu um caminho igual ou pior ao seu. Apenas tomou a decisão de ser feliz. E lutou todos os dias para tal. E com esforço e dedicação, conseguiu. E você também vai conseguir. Não é fracasso ou vergonha alguma em determinado momento ter deixado de insistir em algo. Ou não mais se ter achado capaz. O que faz a partir desse momento. E que a irá definir. Para o resto da vida. Não se esqueça que os piores caminhos são os que nos levam aos melhores destinos.
  10. Seja grato. É a base fundamental para viver uma vida saudável e feliz. Seja sempre agradecida por tudo o que de bom tem na vida. Mesmo que o que tem de melhor seja apenas o facto de ter saúde. Porque a verdade é que sem ela. A luta por uma vida melhor fica mais difícil. Tire sempre um momento no seu dia ou semana para agradecer ao universo tudo o que de bom lhe acontece. Ser grato por tudo o que tem e conquista pode levá-la a conseguir ainda mais e melhor. Aprecie os pequenos momentos e gestos. Se parar para olhar. Verá que valem muito a pena. E agradeça. Sempre.
 
*Sempre com a consciência que é um processo. E que o mais importante é mesmo começar. Seja com pequenos ou grandes passos. O mais importante é começar. Eu ainda há pouco comecei. E tenho um longo caminho pela frente. Mas vale a pena. Vale muito a pena. Acredite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!