novembro 26, 2015

A B C do Estilo | Como conseguir uma imagem mais feminina

A importância dada à imagem da mulher no mundo empresarial prende-se com a necessidade de transmitir a mensagem de um colaborador profissional e credível. E aqui a profissão não é, de todo, relevante. Ganhar o respeito e a credibilidade dos seus interlocutores e a reputação de boa profissional passa, muitas vezes, pela sua imagem. E aqui incluem-se as suas aptidões, conhecimentos e comunicação verbal. Sem esquecer que a comunicação não verbal fala, muitas vezes, mais alto. E pode, outras tantas, arruinar por completo a sua imagem enquanto boa profissional.
O impacto da imagem feminina no mundo empresarial raramente é neutro. E outras tantas vezes é negativo. Isto porque se a mulher segue todas as tendências e cuida da sua aparência ao mais ínfimo detalhe é apelidada, muitas vezes de fútil. E, caso não o faça, é imediatamente apelidada de desleixada e antiquada. Aqui, o mais importante, é encontrar um equilíbrio entre os gostos pessoais e a vida profissional. Assim a criação ou recriação de uma imagem profissional mais cuidada e feminina passa automaticamente pelo autoconhecimento. Saber quem é, do que gosta, onde pretende chegar, qual o seu tipo de corpo e rosto, quais as cores e as peças que melhor a favorecem .
Partindo deste pressuposto é entusiasmante criar ou recriar um guarda roupa profissional cujas características sejam o seu melhor reflexo. Aqui é importante ser coerente e fazer uma organização do seu guarda roupa consciente. Só assim identificará as necessidades reais do seu guarda-roupa tendo sempre em consideração que um guarda-roupa profissional e feminino é composto por peças que se podem coordenar entre si.
O estilo clássico é que melhor se adequa ao mundo empresarial. Pelo que são muitas as empresas que optam pelo dress code formal para os seus colaboradores. A explicação é muito simples. Isso acontece porque o estilo clássico e formal transmite uma mensagem de profissionalismo, credibilidade, autoridade e respeito que outros estilos não tendem a transmitir numa primeira análise. A escolha recai automaticamente em peças estruturadas, de bom corte e funcionais. Sempre de cores neutras e discretas. Sendo que o toque de irreverência recai no bom uso e coordenação dos acessórios.
 



 
 
 

 
 
Com o aumento do número de mulheres no mundo empresarial, o estilo formal tem vindo a sofrer algumas alterações. Sendo que o fato começa a não ser a primeira opção na hora de escolher o que vestir todas as manhãs. A mulher começou a cuidar-se mais e a mostrar maior interesse em ter uma imagem cuidada, feminina e, acima de tudo profissional.
Ora para ter uma imagem mais feminina são vários os fatores a ter em consideração. É um investimento constante e a longo prazo. Vantajoso a nível pessoal e, sobretudo, profissional...
  • Estabelecer uma rotina de higiene diária. Estar limpa é meio caminho para se sentir automaticamente mais feminina. Este passo pode parecer óbvio mas, infelizmente, ainda há mulheres que não o cumprem. É importante estabelecer uma rotina de higiene e cuidado diário que deve ser cumprida à risca diariamente. Esta deve incluir o banho diário, o cuidado com a pele matinal e noturno e o cuidado com o cabelo diário.
 
  • Manter as extremidades impecáveis. O cabelo, as mãos e os pés são um reflexo de si. E do cuidado que tem consigo. Manter o cabelo limpo, bem hidratado e com corte em dia é tão importante como  manter as unhas dos pés e mãos bem cuidadas. Dando especial atenção à sua hidratação, ao comprimento da unha (que não deve ser exageradamente longo!) e ao cuidado de manter o verniz em dia. Os mínimos detalhes devem ser a sua maior preocupação. É, ainda, importante usar um perfume e maquilhagem suaves. O foco deve ser sobre si logo, manter a simplicidade com qualidade é, sempre, o melhor caminho.
 
  • Manter a depilação em dia. Sendo que o uso de saias se coaduna bastante com uma imagem mais feminina. Manter a depilação em dia é fundamental. Se não tem paciência ou não gosta de se preocupar com idas à depilação. Optar por um método de longa duração é a melhor opção. É um investimento que, a longo prazo, mostra os seus resultados e evita preocupações desnecessárias. Caso o seu orçamento não lho permita, certifique-se que usa o melhor método ao seu alcance, que lhe permita ter sempre a depilação em dia. O ano todo.
 
  • Ser educada. Ser bem educada, não dizer palavrões ou usar calão é sempre uma mais valia para conseguir uma imagem, ainda mais feminina. O vocabulário que usa diz muito sobre si e a forma como trata os que nada podem fazer por si, também. Logo é importante manter os seus padrões de relacionamento consigo e com os outros elevados. Respeite-se e respeite os outros. E será, automaticamente mais respeitada.
 
  • Manter uma postura correta. Sentar-se e caminhar direita são pequenos truques que podem fazer maravilhas por si. Uma mulher com uma postura correta parece, automaticamente, mais alta, magra e confiante. Logo conseguirá parecer muito mais feminina automaticamente.
 
  • Apostar em cores suaves e padrões florais. São os melhores amigos de uma mulher feminina. Visto estarem associados ao estilo romântico apelam sempre para o seu lado mais feminino.
 
  •  Apostar em peças com bom corte e cintura marcada. É a melhor opção para realçar as suas formas femininas. Vestidos com cintura marcada, blazers cintados, saias lápis. São os melhores aliados para qualquer mulher que se queira tornar mais feminina. Assim como peças com pormenores femininos.
 
  • Apostar em saltos altos a fim de alongar a sua silhueta e torna-la mais feminina.
 
 
Fique com alguns looks de inspiração...
 
 

 

 
 
 

 

 
 
 

 
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. Adorei todas as dicas! Pena que eu tenha de usar farda no meu local de trabalho se não optava por um look desse genero ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as outras dicas podem ser postas em prática, mesmo assim! ;)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Excelentes conselhos!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita/comentário!