outubro 08, 2015

A B C do Estilo | A inspiração como coadjuvante da criação do nosso estilo

Todos temos um estilo. Seja ele qual for. E a verdade é que não surge do nada. Nem é imutável. É, isso sim. uma conjunto de vivências. De inspirações. De gostos. O nosso estilo altera-se com o tempo. Com o crescimento. O nosso crescimento. É importante não esquecermos o nosso estilo de vida. E, acima de tudo, tem de ser um reflexo da nossa personalidade. Sempre. É requisito obrigatório. Mesmo.
O meu estilo não é exceção. E com o tempo tem vindo a sofrer alterações. Muitas mesmo. E, se durante muito tempo, fui uma ávida seguidora de tendências. Hoje não é isso que acontece. De todo. Cada vez sou mais avessa a "seguir" tendências. Porque muitas vezes não reflete a nossa personalidade. Ou estilo de vida. Porque muitas vezes não se adequa à vida profissional. E por aí em diante. Não quero com isto dizer que não sigo tendências. Até porque a minha profissão a isso me obrigo. Apenas opto por não as usar. De forma consistente. Opto, por outro lado, por procurar inspiração nas tendências. Porque criar um estilo pede inspiração. Pede investimento. Monetário e não só. Pede tempo. Muito tempo. Para nos conhecermos. E aos nossos gostos. Para termos certezas. Do que queremos. E da imagem que queremos transmitir. Cada vez mais é importante que o nosso estilo seja o reflexo da nossa personalidade. Porque não somos todos iguais. Não temos todos os mesmo gostos. Então, porque temos que nos vestir todos de forma igual?
Em processo de (re)criação do meu próprio estilo. Todos os dias dou por mim a procurar inspiração. Em revistas. Em livros. Em blogues. E o que não falta por aí são blogues de moda. Ora, o primeiro passo é encontrar um ou vários blogues. Que, para nós, funcionem como inspiração. E cujas propostas estejam de acordo com os nossos gostos. Depois? Depois é simples. Basta encontrar motivos para nos inspirarmos. E que nos ajudem a construir o nosso próprio estilo. Sem sermos uma fotocópia do nosso objeto de inspiração. Como? É ainda mais simples...Ora espreitem...
As fotos são de uma das minhas bloggers de eleição. A Silvia. Identifico-me bastante com o estilo dela. E os meus gostos vão de encontro aos dela.



O "meu" look favorito para o dia a dia.
Sou simples no vestir. Muito simples. Sem deixar de lado a procura por uma imagem elegante. Sem parecer demasiado forçada. Não há nada pior que darmos a sensação que nos esforçamos para parecermos naturais. Ou o somos. Ou não. Este look apesar de simples. É muito bonito. Confortável. E bastante feminino. Além de bastante atual. E recorre a um dos meus padrões favoritos. O navy. É completamente a minha cara.


 
Um toque de cor faz maravilhas em qualquer coordenado!
 Não gosto de misturar muitas cores num coordenado. Por vezes resulta em excesso de informação. E se queremos fazer-nos notar. Que seja pela positiva. Sempre! Uma forma de não corrermos tal risco é escolher no máximo 3 cores que se conjuguem entre si e resultem numa imagem harmoniosa. Optar por calçado numa cor contrastante é uma boa forma de mostrarmos a nossa personalidade. Não nos excedermos no número de cores a usar não significa que não podemos usar peças com padrão. Ou textura. Por vezes são o suficiente para dar um toque feminino a qualquer coordenado.



Nada como conjugar cores pastel para um look bastante feminino!

Se temos dificuldade em conjugar cores. Estudar a forma como os outros o fazem é a melhor alternativa. É o suficiente para perceber como acrescentar aquele toque diferente ao look. Para aprender quais as cores que conjugam melhor entre si. Quais as combinações de cores que mais gostamos. Quais as cores que melhor combinam com a nossa paleta cromática. Descobrir quais são as cores da estação. E como não cair no exagero.




O acessório certo faz toda a diferença!


Sou apaixonada por lenços. Adoro. E uso bastante. São um dos meus acessórios favoritos. E nas alturas de transição são imprescindíveis no meu guarda-roupa. Logo gosto de procurar novas formas de os usar. E coordenar. E, sejamos sinceras, por vezes um lenço. Ou outro acessório fazem a diferença. Entre um look monótono. E mais do mesmo. E Aquele look.
 
Não é assim tão difícil criar o nosso próprio estilo. Pede apenas tempo. E, acima de tudo, vontade.

2 comentários:

  1. Ter o estilo pessoal pode ser difícil e demorar anos mas quando lá se chega não há melhor sensação no mundo!

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda estou a construir o meu mas é um processo que me dá imenso gozo, tenho que confessar! ;)
      Beijinho

      Eliminar

Obrigada pela vossa visita/comentário!