junho 02, 2015

Cada macaco no seu galho

O mundo da moda está cheio de preconceitos. É a mais pura das verdades. E é urgente dizê-lo. E o primeiro é considerar que ser Blogger de moda é o mesmo que ser Consultora de Imagem. Quando não é de todo o que acontece. Mesmo.
Ser Blogger de moda é. Como o próprio nome indica. Alguém que segue e cria tendências. É alguém que pode ou não ser paga para o fazer. Ser Blogger de moda é. Muitas vezes. Usar tudo o que é tendência. Não querendo saber se as peças se adequam ao tipo de corpo. Se as cores são as que mais favorecem. Se se consegue ou não usar saltos (para lá de) altos. Ser Blogger de moda é, muitas vezes, ser vítima das tendências. E, nem sempre, saber usá-las da melhor forma. Ser Blogger de moda é ser um veículo de informação. É ser a forma mais imediata de determinada marca fazer passar a sua mensagem. E dar a conhecer os seus produtos. Ser Blogger de moda é ter roupa, calçado e acessórios a rodos. E isso não é mau. De todo. É uma profissão como outra qualquer. Mas NÃO é ser consultora de imagem. DE TODO.
Ser Consultora de Imagem é ajudar o outro a encontrar o seu estilo. É ajudar o outro a descobrir as cores e peças que mais o favorecem. Ser Consultora de Imagem é considerar, sempre, os gostos e objetivos do outro e com isso ajudá-lo a ter a melhor imagem possível. Ser Consultora de Imagem NÃO é incitar alguém a comprar desta ou daquela marca. Ser Consultora de Imagem é respeitar o orçamento de cada cliente e com ele fazer milagres. Na grande maioria das vezes. Ser Consultora de Imagem é ajudar a criar consumidores mais conscientes. Ser Consultora de Imagem é, muitas vezes, poupar. Ser Consultora de Imagem é incentivar o outro a ter apenas as peças de roupa essenciais. Ser Consultora de Imagem não é melhor ou pior que ser Blogger de moda. É diferente. Muito diferente. Capacitem-se disso.
Ser Blogger de moda é presenciar muitos eventos de divulgação de novos produtos ou serviços. É receber novas ofertas diariamente. É, muitas vezes, ser pago para escrever posts ou realizar passatempos. E isso não é mau. De todo. Mas não é ser Consultora de Imagem.
Raramente as duas profissões se cruzam na mesma pessoa de uma forma eficaz e com bons resultados. Não é impossível. Mas é raro. Há espaço para ambas profissões desde que uma não se sobreponha à outra. Quero com isto dizer que cada profissão se deve cingir à sua profissão. Estilo cada macaco no seu galho. No fundo, a Blogger de moda ser Blogger de moda e a Consultora de Imagem ser Consultora de Imagem. E não o que se vê muito por aí. Bloggers de moda que aconselham leitores de forma, muitas vezes, leviana. E sem ter determinadas variantes em consideração. E não. Não me refiro a nenhuma Blogger em particular. Falo da blogosfera em geral.
Ser Consultora de Imagem exige formação. E certificação. Ser Blogger de moda não. Pede apenas um corpo minimamente em forma. Um guarda-roupa variado. E uma máquina fotográfica com boa resolução. E só assim se vêm as (muitas) diferenças entre profissões.
Por isso atenção quando se auto denominam como Consultoras de Imagem. Se não têm a formação e devida certificação. Lamento informar. Mas se há coisa que não são é Consultoras de Imagem. Não destruam a imagem de uma profissão que não conhecem e sobre a qual não estão devidamente informadas. O meu sincero obrigada.

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