setembro 04, 2014

ABC do Estilo | Como organizar o roupeiro

Setembro rima com (re)organização.
E porque não começar pelo roupeiro?
Se ainda tem dúvidas sobre como organizar o seu roupeiro fique atento:
 
1. Retire tudo do roupeiro e faça uma limpeza. Coloque toda a roupa em cima da cama e terá uma real noção das peças que possui.
 
2. Livre-se do que está a mais. Separe a roupa por pilhas, tendo em consideração:
  • O que vai doar (peças que já não usa, não gosta ou não servem mas que se encontram em perfeitas condições).
  • O que vai deitar fora (peças que estão efetivamente em mau estado).
  • O que vai reaproveitar (peças que precisam de qualquer arranjo de costura).
3. Aproveite todo o espaço do roupeiro. Recorra a prateleiras, varões, módulos de gavetas ou caixas para guardar as peças que vão voltar ao armário.
 
4. Aproveite o topo do roupeiro para guardar peças e acessórios que usa com menor regularidade. Malas de viagem e calçado de outra coleção ficarão muito bem armazenadas nesse local.
 
5. Mantenha bem visível tudo o que usa com maior regularidade. Escolha as partes centrais para colocar essas peças e acessórios.
 
6. Escolha o seu método de organização favorito. Pode organizar a roupa por cor, por tipo de peça, por função. Ou se preferir pode usar todos os métodos em conjunto que com toda a certeza conseguirá ter um roupeiro bastante harmonioso e funcional.
 
7. Organize os varões do roupeiro por alturas. Pode ter um varão superior para colocar os casacos compridos e/ou vestidos e um inferior para colocar os jeans, camisas, casacos curtos, calções e saias.
 
8. Use cabides iguais. Dê preferência a cabides da mesma cor e material, variando apenas no tipo de peça que nele coloca. Coloque os cabides todos virados para a mesma direção. Tenha especial atenção ao facto de ser importante colocar apenas uma peça por cabide. Assim, para além de um roupeiro organizado terá a real noção de toda a roupa que possui.
 
9. Use as prateleiras a seu favor. São a opção ideal para guardar peças que se amarrotam facilmente, malas, cintos e, porque não, sapatos?
 
10. Aproveite ao máximo as portas do roupeiro. Principalmente se não forem de correr. Use-as para fixar todo o tipo de suportes. Para cintos, colares, lenços...
 
11. Organize as gavetas do roupeiro. São as suas maiores aliadas no que respeita a guardar acessórios, peças de roupa dobradas, roupa interior, roupa desportiva, roupa de dormir, etc. Sem nunca esquecer de rentabilizar o seu espaço recorrendo a organizadores de gavetas disponíveis em grande parte das lojas de acessórios para a casa.
 
12. Organize os acessórios. Pode optar por usar caixas para os guardar ou, se preferir, os próprios organizadores de gavetas. O importante é manter os acessórios bem visíveis para quando chega a hora de escolher qual vai usar.
 
13. Organize as gravatas. Pode optar por usar varões próprios para as colocar ou, se preferir, os próprios organizadores de gavetas. Assim, ao abrir a gaveta, verá tudo o que nela se encontra.
 
14. Organize as malas. Pode optar por colocá-las em prateleiras, em varões próprios ou em suportes que pode colocar na porta do roupeiro.
 
15. Organize os sapatos. Se não tiver espaço para uma sapateira pode optar por guardá-los em caixas próprias e devidamente identificadas dentro do roupeiro na parte de baixo como a última prateleira, por exemplo.

Nota: Se mesmo assim não tiver tempo. Paciência. Ou vontade de o fazer. A Lima Limão pode ajudar. Consulte aqui o serviço Organização do Guarda Roupa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita/comentário!